Sábado, 17 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< SOROCABA Desfile cívico marca o Dia da Cidade Mesmo com chuva, sorocabanos não deixaram de vir ao Centro na manhã do feriado, para homenagear a Terra de Baltazar Fernandes

Publicada em 16/08/2017 às 19:11
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Os sorocabanos demonstraram na manhã do feriado de terça-feira (15) paixão pela cidade e, apesar do tempo chuvoso, não deixaram de vir ao Centro, para assistir ao desfile cívico comemorativo ao 363º aniversário de fundação da Terra de Baltazar Fernandes. As calçadas das ruas São Bento e 15 de Novembro ficaram tomadas por milhares de pessoas prestigiando as 16 escolas e entidades diversas que se apresentaram para homenagear o Município. 
 
Pontualmente às 9 horas, o evento teve início com a entrada da banda regimental da Polícia Militar, que foi seguida pelos demais grupos participantes, numa sequência que não teve interrupções, conforme estipulou a equipe de organização da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura. Assim, logo em seguida vieram os integrantes do Tiro de Guerra e da 14ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), bem como integrantes e viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.
 
O desfile também foi marcado pelo retorno das tradicionais fanfarras das escolas municipais, começando pela “Dr. Achilles de Almeida”, seguida pela “Professor Flávio de Souza Nogueira”, “Matheus Maylasky”, “Dr. Getúlio Vargas” e “Leonor Pinto Thomaz”.Na parte final, desfilaram para o público presente e para a tribuna de autoridades formada na sacada do Sorocaba Clube a Escola Estadual “Profª. Isabel Lopes Monteiro”, Colégio Montesso, Escola Senai, grupos de escoteiros Santana, Monte Serrat e Terra Rasgada; Guarda Mirim, Escola de Samba “Furiosa Real” e Grupamento de Cavalaria da Polícia Militar.
 
Outro marco do desfile foi a distribuição de botões de rosas ao público presente pelo prefeito José Crespo, pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, e secretários municipais, num oferecimento das rosas do titular da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras, Fábio Pilão.
 
ATO CÍVICO – O dia de comemorações pelo aniversário da cidade começou com o tradicional ato cívico junto ao monumento a Baltazar Fernandes, em frente ao Mosteiro de São Bento. A cerimônia contou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Sorocaba e execução dos hinos Nacional e de Sorocaba pela banda regimental do CPI-7/Polícia Militar. A professora Sônia Nanci Paes rememorou a história de Sorocaba em sua oração cívica, destacando os diversos ciclos da cidade, começando com o desbravamento e fundação pelo bandeirante Baltazar Fernandes, seguido pelos tropeiros, as fábricas de tecelagem e as indústrias, enquanto a secretária de Educação, Marta Regina Cassar, lembrou a importância dos tropeiros e das feiras de muares às margens do rio Sorocaba como primeiro marco do desenvolvimento de Sorocaba. 
 
O discurso de encerramento foi do prefeito José Crespo, que destacou o traço fraternal da população da cidade e a sua identidade cultural, “que é formada não apenas pelos sorocabanos de nascimento, mas também por aqueles que vieram de outras localidades e escolheram a cidade para viver e criar raízes”.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar