Terça-Feira, 20 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< CULTURA Sorocaba ganha livro de arte com fotos históricas inéditas

Publicada em 16/08/2017 às 18:59
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
MEMÓRIA ICONOGRÁFICA
 
A praça de eventos da Ala Norte do Shopping Iguatemi Esplanada, nos altos do Campolim, recebe na noite desta quinta-feira (17) o lançamento do livro e a abertura da exposição fotográfica “Sorocaba, onde o Brasil descobriu o interior”, que ficará ali aberta à visitação pública até o próximo dia 30. O projeto cultural é apoiado pela Sorocaba Refrescos (Coca-Cola), por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado (ProAC/ICMS).
 
Com fotos de Valdemir Cunha e texto de Xavier Bartaburu, o livro confeccionado pela Editora Origem(fundada em 2001 por Valdemir Cunha, formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e especialista em fotografia de cultura, povo e geografia brasileira) conta a história do Brasil a partir da interiorização do País em Sorocaba e seus importantes ciclos econômicos: tropeirismo, siderurgia, tecelagem e ferrovia.De acordo com Cunha, a obra liga a memória afetiva do premiado fotógrafo que visitava a cidade quando criança à relevância histórica do Município, que acaba de comemorar seu 363º aniversário de fundação, para a formação da Nação. “É incrível perceber que aquela sensação da infância de estar visitando um lugar tão importante não estava errada. Sorocaba hoje é uma cidade referência em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida. Graças à iniciativa da Sorocaba Refrescos, pudemos desenvolver esse projeto, pois sem o apoio das empresas teríamos um vácuo na produção cultural do País”, acrescenta ele. 
 
Segundo o diretor-presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi, o projeto nasceu do anseio da empresa de poder entregar à cidade um livro de arte com produção gráfica diferenciada e fotos históricas jamais publicadas. “Queríamos um livro que fosse referência tanto para os estudantes e estudiosos que vivem em Sorocaba, como para os admiradores da história do Brasil e de livros de arte. Nosso desejo era ambicioso e foi concretizado. É com muito orgulho que, no mês do aniversário da cidade, entregamos a Sorocaba esta obra”, comemora, explicando ainda que o grupo está sempre apoiando projetos culturais, esportivos e sociais. Esta, aliás, é a segunda obra literária patrocinada pela Sorocaba Refrescos, que além deste lançamento inicia também neste mês a quarta edição do Cine Boa Praça - projeto cultural inclusivo que realiza exibições de filmes nacionais e estrangeiros em locais públicos e afastados dos centros urbanos.
 
Para o gerente de Marketing do Iguatemi Esplanada, Antônio Eloy Silveira, a parceria reforça um dos principais pilares da Iguatemi Empresa de Shopping Center, que é o apoio à Cultura. “Mais que o lançamento de um livro e uma exposição de fotos, esta ação conta o cotidiano de uma das principais cidades do Interior paulista e que se destaca no cenário nacional por seu desenvolvimento, empreendedorismo e preservação de suas raízes”, destaca.
 
O ato começa às 20 horas.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar