Terça-Feira, 26 de Setembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA, 363 ANOS Cidade reúne qualidades do Interior com vantagens de uma Metrópole

Publicada em 14/08/2017 às 18:25
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
As características de uma cidade do Interior, que conjuga atrativos de uma metrópole, com a diversidade de ofertas em todas as áreas – comércio, serviços, Saúde, Educação, Cultura, Lazer, entre outras – fazem com que os que aqui nasceram e os que escolheram Sorocaba para morar serem apaixonados pela cidade. A cidade desenvolve-se constantemente e, hoje, é polo de relevância no Interior paulista, como sede da Região Metropolitana, que engloba 27 municípios que somam mais de dois milhões de habitantes.
 
Sete shoppings e 21.700 estabelecimentos comerciais movimentam a economia da cidade, segundo cadastro da Secretaria da Fazenda. São 13 hipermercados e 140 supermercados; a Prefeitura ainda contabiliza 178 padarias. Outro grande atrativo é a disponibilidade do comércio 24 horas: um grande hipermercado (Extra de Santa Rosália), muitas conveniências junto de postos de combustível, além da tradicional e famosa Padaria Real localizada no Campolim.
 
Há cerca de 41.400 profissionais liberais ou autônomos com as mais diversas funções. Os taxistas autônomos também estão em grande número, são 310 cadastrados atualmente. A cidade também possui cerca de 76 mil empresas e indústrias de diversos segmentos.
 
A rede de ensino municipal tem 150 unidades, do berçário ao Ensino Fundamental, e cerca de 55 mil alunos. Há outras 87 escolas particulares; o cadastro da Secretaria da Fazenda aponta para 57 estabelecimentos cuja principal atividade é a creche, 90 para pré-escola, 84 para Ensino Fundamental, 15 para Ensino Médio, 37 para Educação Profissional em Nível Técnico e duas para Educação Profissional de Nível Tecnológico.
 
Sorocaba também é centro educacional para Ensino Superior na região, contando com duas universidades públicas, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); uma faculdade pública, a Faculdade de Tecnologia (Fatec); e 26 entidades com cursos superiores e pós-graduação particulares.
 
SAÚDE – Há 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e seis pontos de emergência de Pronto-Atendimento (PA) e Unidade Pré-Hospitalar (UPH); um Pronto-Socorro Municipal, na Santa Casa de Misericórdia; e duas unidades de especialidades, a Policlínica e a de Serviços de Assistência Municipal Especializada em Doenças Sexualmente Transmissíveis (Same/DST). A Santa Casa também entra no âmbito municipal, uma vez que a Prefeitura passou a administrá-la em abril deste ano.
 
Na rede estadual, há o Conjunto Hospitalar, no Jardim Vergueiro, composto por dois hospitais, o “Lineu Matos Silveira”, conhecido como Hospital Regional, e o “Leonor Mendes de Barros”; além de uma unidade regional de emergência e um Ambulatório de Especialidades. Um Hospital Regional está em construção nas margens da Rodovia Raposo Tavares.
 
A rede particular de saúde também tem força e é composta pelos hospitais Santa Lucinda, Evangélico, Samaritano, Oftalmológico, Unimed, Modelo e o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci).
 
MOBILIDADE – Em uma metrópole como Sorocaba, alguns serviços devem funcionar bem para que a cidade garanta seu avanço. É o caso do transporte coletivo, que a Prefeitura informa contar com uma frota operacional de 359 veículos, cuja idade média é de cinco anos. No total, 106 linhas percorrem o município.
 
SOCIAL – Entre os Clubes de Serviços e a Assistência Social, Sorocaba mantém o Clube e a Chácara do Idoso, na Vila Pinheiros; duas unidades especializadas em programas de atenção e bem-estar para a terceira idade; e o Centro Pop, no Jardim Sandra, um conhecido mecanismo de amparo às pessoas em situação de rua.
 
A Secretaria da Fazenda ainda informa possuir cadastradas 50 clubes sociais, esportivos e similares; quatro com atividades de assistência social; 264 com atividades de associações de defesa de direitos sociais; 30 com atividades de organizações associativas; e 142 com atividades associativas não especificadas anteriormente.
 
LAZER – A natureza também tem espaço reservado para a alegria dos sorocabanos. A cidade possui 35 parques, que ocupam cerca de 16 quilômetros quadrados. O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações, fica aberto das 9 às 17 horas, de terça-feira a domingo, e atrai pelo seu imponente Palacete de Cristal. A atração conta ainda com orquidário, roseiral, vegetação, mirantes, lagos, auditório, visita monitorada para atividades de Educação Ambiental, e horta educativa. O Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” funciona no mesmo horário e oferece diversão e conhecimento animal.
 
Já os parques da Biquinha, Ouro Fino, da Água Vermelha e “Chico Mendes” funcionam de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas. O “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista, tem playground, quiosques com churrasqueiras, sanitários, bebedouros, mesas de piquenique, pista de caminhada, vegetação e lagos, meliponário, doação de mudas, feira orgânica e visita monitorada para Educação Ambiental.
 
ESPORTES – Sorocaba conta com oito centros esportivos. Nos locais, o público tem estrutura para praticar esportes com o acompanhamento de profissionais. Os moradores da zona leste podem desfrutar das atividades com ginástica feminina e masculina, atletismo, basquetebol, voleibol, futsal e assessoria de corrida na Vila Gabriel; ginástica feminina e masculina, basquetebol, futebol de campo, ginástica artística, futsal, jiu-jitsu e judô em Brigadeiro Tobias; e bicicross e gateball no “André Matiello” da Vila Pinheiros.
 
Na zona norte, o CE “Dr. Pitico”, da Vila Tortelli, tem ginástica feminina e masculina, basquetebol, futebol de campo, ginástica artística, futsal, jiu-jitsu e judô; no Maria Eugênia, há ginástica feminina, futebol de campo, voleibol, tênis, ginástica artística, futsal, basquetebol, boxe, malha e judô; e no “Armando Bacelli”, no Jardim Maria do Carmo, ginástica feminina.
 
O centro do Jardim Simus, na zona oeste, oferece ginástica feminina e masculina, futebol de campo, voleibol, jiu-jitsu, bocha e balé. Já no Centro Incluso de Esportes e Lazer (Ciel) Vila Santana, na região central, tem ginástica feminina, ginástica para portadores de deficiência e judô.
 
Leia todas as matérias sobre o aniversário de Sorocaba:
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar