Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA, 363 ANOS Uma cidade com qualidade de vida

Publicada em 14/08/2017 às 17:55
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Erly Domingues de Syllos
 
Na década de 70, quando cheguei a Sorocaba, a cidade não tinha muitas opções de cultura e lazer, era uma cidade que estava em fase inicial de desenvolvimento. Com o passar dos anos, ela evoluiu muito, com a chegada de restaurantes, mais opções de lazer, teatro, a chegada de indústrias multinacionais, setor de serviços, grandes redes de comércio, gerando mais empregos para os sorocabanos e para as pessoas que migraram para cá. Posso dizer que eu cresci junto com a cidade. Hoje vemos uma cidade sustentável, com opções de cultura, lazer, empregabilidade e qualidade de vida.
 
Sorocaba era considerada uma cidade exclusivamente industrial, onde havia muitas pessoas que se mudavam para cá somente para trabalhar. Hoje a realidade mudou, muitas pessoas que trabalham na indústria preferem Sorocaba para morar, pela sua boa qualidade de vida e opções de cultura e lazer. Muitas pessoas que têm cargo de gerência e diretoria nas indústrias multinacionais estão saindo de São Paulo e também preferindo Sorocaba para trabalhar e morar.
 
Nos últimos 15 anos, Sorocaba avançou muito, com a chegada de universidades, atração de investimentos na área de Educação, Comércio, Serviços e Indústrias.
 
Sorocaba está em um bom momento. Existem muitas coisas para ser ajustadas e melhoradas. É preciso pesquisar os pontos que são falhos, para que a cidade cresça cada vez mais e gere oportunidades de investimentos e empregos. O crescimento é necessário também para a cidade se tornar melhor para seus habitantes e ganhar investimentos nos setores de cultura, lazer, entre outros.
 
O ideal é que Sorocaba cresça de uma forma homogênea, ordenada e sustentável, para não haver problemas sociais. Sorocaba está indo no caminho certo, tem muito a evoluir ainda, mas temos de olhar sempre adiante para termos essa sustentabilidade econômica, social e cultural.
 
Nos últimos anos, por conta de seu desenvolvimento econômico e atração de investimentos e universidades, Sorocaba está atraindo pessoas das cidades da região e também pessoas de todo o Brasil. Isso é positivo, pois agrega culturas e conhecimentos diferentes para ajudar no avanço da cidade em todos os aspectos.
 
A partir do momento em que você vem a uma cidade boa para viver, bonita, com amplas oportunidades de lazer, esporte, cultura, isso soma muito para você fixar residência aqui.
 
Acredito que Sorocaba não precisa ter uma euforia para ter um crescimento populacional grande, mas, sim, para crescer com sustentabilidade e qualidade de vida. A atração de novos investimentos é fundamental, com uma somatória que inclui o poder público, a capacitação profissional para se ter mão de obra qualificada e ser uma cidade cada vez mais tecnológica, com a indústria 4.0, que é a evolução do conhecimento, informática, comércio, entre outros.
 
Sorocaba tem sido um polo de Startups, que são empresas em estágio inicial. O Parque Tecnológico de Sorocaba tem sido fundamental para a encubação de startups e agrega conhecimento em tecnologia. Temos o Sebrae na cidade, que auxilia as pequenas empresas a possuir uma visão empreendedora. 
 
Acredito que todos nós temos a missão de sermos empreendedores, até quem trabalha como funcionário em uma empresa. A visão empreendedora é fundamental para que o profissional se desenvolva e também agregue conhecimento para a própria empresa em que trabalha. Com isso, ganha a empresa e o profissional, que terá uma visão empreendedora caso queira abrir seu próprio negócio. No Ciesp, temos à disposição cursos, treinamentos para profissionais de diversas áreas e também o Núcleo de Jovens Empreendedores, para pessoas que querem desenvolver a visão empreendedora.
 
Erly Domingues de Syllos é empresário, diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Sorocaba, e Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES)
 
Leia todas as matérias sobre o aniversário de Sorocaba:
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar