Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Locomotiva 58 terá exibição especial

Publicada em 04/08/2017 às 18:07
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Secom)
Após quatro anos sem manutenção periódica, a Locomotiva 58 volta à ativa em comemoração ao aniversário de Sorocaba. No dia 15 de agosto, às 12 horas, a locomotiva irá trafegar por um percurso de um quilômetro pela antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), entre a Estação Paula Souza e a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência, sem passageiros. “É um presente para a população e uma revisita à história de Sorocaba e região”, antecipa o secretário da Cultura e Turismo da Prefeitura, Werinton Kermes sobre a parceria da Pasta com o Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba, uma entidade sem fins lucrativos e voltados à memória das ferrovias na região, para que os voluntários da entidade pudessem recolocá-la em funcionamento.
 
Para a apresentação no próximo dia 15, foi necessário realizar ações como teste hidrostático de caldeira e de válvulas de segurança (executados por empresa especializada e certificada no assunto); reparação de vazamentos em juntas e tubulações; revisão de válvulas e injetores; substituição de gaxetas e enchimentos dos eixos das rodas; limpeza e lubrificação. Isso pelo fato da locomotiva não ter recebido a manutenção necessária nos últimos anos. Nos dias 29 e 30, foram realizados os testes de força e de movimento da locomotiva, quando foi certificada que estava apta para o funcionamento.
 
TREM TURÍSTICO - Realizar a manutenção e colocar a locomotiva em movimento é o primeiro passo para a instalação do projeto do Trem Turístico, que deverá interligar Sorocaba a Votorantim, adiantou Kermes também. Em parceria com Votorantim e com o Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba, a ideia é, em breve, utilizar a Locomotiva 58 para implantar um trem turístico-cultural para percorrer sete quilômetros entre as duas vizinhas cidades, “colaborando para a perpetuação da memória ferroviária local enquanto elemento turístico”, afirmou Eric Mantuan, representante da entidade.
 
Patrimônio histórico do Município, a locomotiva 58 foi construída em 1891 pela Baldwin Locomotive Works, na Filadélfia, Estados Unidos, para a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), tendo prestado serviços à ferrovia até a década de 1960. Após isso, esteve exposta por mais de 30 anos no Parque-Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar