Quinta-Feira, 17 de Agosto de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Cantatas de Natal voltam este ano

Publicada em 31/07/2017 às 18:29
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
As populares Cantatas de Natal, considerado o maior espetáculo cênico musical natalino de toda região, numa combinação de música, teatro, dança e muitas luzes que emocionou milhares de pessoas entre os anos de 2007 a 2012, estarão de volta a Sorocaba este ano, depois de descartadas na gestão anterior da Secretaria da Cultura da Prefeitura. Inclusive as inscrições para o Coral Infantil já estão abertas junto à própria Secretaria da Cultura, que funciona no Palacete Scarpa, à rua Souza Pereira, 448, no Centro, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, até 11 de agosto,e teve no sábado (29) seu primeiro ensaio, que prosseguirão semanalmente até dezembro, das 10 às 12 horas, no Parque dos Espanhóis, em Vila Assis.
 
A retomada agora da Cantata de Natal de Sorocaba só será possível graças à parceria entre a Ferratini Produções Culturais, que será responsável por toda produção artística, e a Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura, que se responsabilizará pela infra-estrutura do evento.O projeto para a produção artística também já está aprovado pelo Programa de Ação Cultural (Proac), do Governo do Estado, e permitirá que empresas possam patrocinar as Cantatas através de incentivo fiscal, com abatimento no recolhimento do ICMS.
 
Realizada anteriormente na Estação Ferroviária, a Cantata de Natal retorna, a partir deste ano, em um novo endereço, que será anunciado em breve, até que sejam tomadas todas as providências de segurança para o Coral Infantil e o elenco do teatro, assim como comodidade e acessibilidade para o público, como infor7ma o professor Lúcio Martini, diretor da Ferratini e idealizador das Cantatas de Natal de Sorocaba.“Independentemente do local a ser realizada, a Cantata de Natal manterá o brilho e a emoção com uma encenação que narrará uma história da nossa terra e o mistério do nascimento do Menino Deus”, acrescenta Lúcio, que com outros dirigentes de movimentos artístico-musicais da cidade, como Fábio Ferraz, Hamilton Sbrana e Luciane Nagy Cação, pianista, que dirigiram as “Cantatas de Natal na Estação” de 2007 a 2012 e também as “Cantatas de Natal do Mosteiro de São Bento” de 2009 a 2013, continua na equipe artística e conta, a partir deste ano, com a participação da bailarina e coreógrafa Ismênia Rogich.
 
O ator e diretor teatral Hamilton Sbrana, será o responsável por toda a encenação da Cantata de Natal e Luciane Nagy Cação será a regente do Coral Infantil e diretora musical da Cantata de Natal´2017. A bailarina Ismênia Rogich, que já atuou profissionalmente no Ballet Stagium, de São Paulo, e no Ballet do Teatro Guaíra, de Curitiba (PR), será a responsável por todas as coreografias do Coral Infantil e do grupo de teatro.
 
PREPARATIVOS - Os preparativos para a Cantata de Natal começam com os ensaios do Coral Infantil, que entoarão as músicas selecionadas para o espetáculo e que também serão coreografadas. Será formado um coral com 70 crianças, com idade entre 7 e 14 anos. “Todas crianças interessadas em participar serão bem-vindas e poderão aprender, além das músicas do espetáculo, noções de música, técnica vocal e técnica corporal”, complementa o professor Lúcio Martini.
 
Os ensaios do Coral Infantil no Parque dos Espanhóis aos sábados terão, na primeira hora, técnica vocal e o ensaio das músicas e, nos 30 minutos finais, as crianças dedicar-se-ão à técnica corporal, como preparação para as coreografias.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar