Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Encontro de chorões na Sala Fundec

Publicada em 07/07/2017 às 13:44
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
MÚSICA
 
O grupo de choro da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba e o grupo de choro Serenoso, da cidade de Salto, dividem o palco da Sala Fundec na noite fria desta sexta-feira (7), para uma apresentação em homenagem ao Dia Estadual do Choro, que foi comemorado a 28 de junho. Essa data foi oficializada em 2009 pela Assembleia Legislativa de São Paulo e escolhida por ser o dia de nascimento do músico Aníbal Augusto Sardinha, mais conhecido como Garoto, autor de músicas como “Lamentos do Morro”, “Duas Contas” e “Gente Humilde”, entre outras. O Choro é considerado a primeira forma de música instrumental urbana tipicamente brasileira, surgida no Rio de Janeiro em meados do século XIX. 
 
O concerto marcado para as 20 horas será dividido em três momentos. A abertura será com o Grupo de Choro da Fundec tocando temas tradicionais do choro, como “Chorando Baixinho”, de Abel Ferreira; “Migalhas de Amor”, de Jacob do Bandolim, e “Na Glória”, de Ary dos Santos e Raul de Barros, entre outras. Em seguida, o grupo Serenoso tocará os temas “Turuna”, de Ernesto Nazareth, e “Gilda”, de Raul de Barros, entre outros. Finalizando, os dois grupos sobem ao palco, para tocar juntos as músicas “Proezas do Sólon” e “Naquele Tempo”, de Pixinguinha e Benedito Lacerda; “Constantemente a Chorar”, de Antenor Martins Oliveira, e “Carinhoso”, de Pixinguinha.
 
OS GRUPOS DE CHORÕES -  O Grupo de Choro da Fundec foi criado há 18 anos e, desde então, vem se apresentando e divulgando ao público sorocabano essa forma de música instrumental. Ao longo desses anos, passou por várias formações, tendo se apresentado individualmente e também em parceria com vários outros grupos. Recentemente, o grupo se apresentou com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, tocando a suíte “Retratos”, de Radamés Gnattali. Atualmente, é formado por Leonardo Batista, violão; Renato Antônio, flauta; Luciana Silva, clarinete, e pelos músicos convidados Giulia Miglioranza, pandeiro, e Giovanni Costa de Camargo, cavaquinho.
 
Já o grupo Serenoso, de Salto, existe há 31 anos e surgiu sem a preocupação de trabalhos profissionais; era apenas uma reunião de amigos para estudar música. Nesses anos todos, tem se apresentado em clubes, teatros, praças públicas e auditórios, sempre levando a música popular brasileira da melhor qualidade e interpretando composições dos mais renomados compositores brasileiros que deram sua contribuição a esse gênero musical. O grupo é formado pelos músicos José Tabajara dos Santos, clarinete; Marcelo Vieira, trombone; José Tatangelo, violão de 7 cordas; Luis Maurício Chierighini, cavaquinho e flauta; Júlio César Barbosa, bandolim e cavaquinho, e Diógenes Ivanildo Augusto, pandeiro e percussão.
 
SERVIÇO – Os ingressos a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada) estão à venda a partir das 8h30 desta sexta-feira (7), na própria Fundec, à rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar