Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< ECONOMIA Pacote buscará acelerar Economia sorocabana

Publicada em 05/07/2017 às 12:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Secom)
Em evento concorrido na manhã desta terça-feira (4), o Salão de Vidro da Prefeitura acolheu, na presença do prefeito José Crespo, empresários, comerciantes, dirigentes de entidades patronais e empresariais e secretários municipais, o lançamento do chamado Pacote da Economia Local, um conjunto de medidas de aquecimento do setor em Sorocaba. Logo na entrada do Salão de Vidro, três microempreendedores apresentavam seus trabalhos, possíveis apenas a partir de empréstimos obtidos com o Banco do Povo Paulista. Em um stand foi demonstrada soluções para arquitetos, em outro uma empresa de produtos de artesanato em madeira e, por fim, um comerciante que se especializou na produção de sorvetes artesanais, distribuídos aos presentes, enquanto o prefeito recebia um brasão de Sorocaba em madeira. 
 
Envolvendo diversas entidades e órgãos públicos, o Pacote de Aquecimento da Economia Local foi gestado coletivamente, como explicou o prefeito. Surgiu a partir das sugestões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES), presidido pelo empresário Erly Domingues de Syllos, e depois aprimorado em reuniões setorizadas até tomar a forma de pacote que deverá fomentar o consumo e gerar renda no Município. O diálogo entre a Prefeitura e entidades empresariais resultou em ações que serão desenvolvidas em diversas frentes, tendo como objetivo o aquecimento da economia dentro do município. Cada entidade fará suas ações de forma associativa ou em conjunto, sendo coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura.
 
 
Ações de Desenvolvimento da Economia Local
 
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda: Irá Capacitar fornecedores locais (MPEs) para que possam prestar serviços para o Poder Público; incrementará a Feira de Artesanatos e o comércio dos ambulante; e c riará o Super Micro Empreendedor Individual para que prestem serviços utilizando a chamada `verbinha´ que cada departamento da Prefeitura tem e o Banco de Serviços no Município, a fim de cadastrar os prestadores de serviços que se formalizam no Município e divulgá-lo para a população em geral por meio de aplicativo/site, entre outras ações.
 
Secretaria de Licitações e Contratos: As licitações serão voltadas para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), com a finalidade de fazer com que os recursos circulem o máximo possível dentro do Município.
 
Secretaria de Abastecimento e Nutrição: Trabalhará para o surgimento e o fomento de novos feirantes dentro do Município. Anunciará também o aumento dos valores aportados via compras do Paço com agricultores de Sorocaba e região para merenda escolar.
 
Secretaria de Cultura e Turismo: Está criando a "Rota das Cervejarias Artesanais de Sorocaba". São diversas cervejarias artesanais que estão sendo cadastradas para entrarem nessa rota de turismo/consumo. 
 
Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras: Criará possibilidades para que pequenos empreendedores possam realizar serviços de manutenção em geral, como construção de calçadas no plano de regularização de calçadas que será lançado.
 
Parque Tecnológico de Sorocaba: Trabalhará para o apoio e desenvolvimento de novas Startups no Município. Criará ainda o programa de apoio aos empreendedores que trabalham com a `economia criativa no Município´. 
 
Sebrae: Ajudará a desenvolver Licitações voltadas para as MPEs dentro da Selc.
 
Associação Comercial: Criará campanha de conscientização sobre a importância da população consumir localmente, ou seja, estimular o consumo de produtos e serviços de Sorocaba.  
 
Ciesp/Fiesp:  Realizará eventos denominados "Rodada de Negócios", onde grandes empresas conhecem as oportunidades de comprar de fornecedores locais, como a Toyota, que quer conhecer quem são os pequenos empreendedores locais que possam ser seus fornecedores. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar