Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< AGENDA CULTURAL Confira os eventos juninos neste fim de semana em Sorocaba

Publicada em 30/06/2017 às 13:36
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Embora o mês de junho termine nesta sexta-feira (30), mês típico das festas juninas, as festanças e quermesses continuam ao longo de julho, com muita comida boa, música própria e diversão para toda a família. 
 
Festa Junina Beneficente de Sorocaba
 
O segundo dia da 38ª Festa Junina de Sorocaba contará com a apresentação da dupla sertaneja Simone e Simaria. O evento ocorre nesta sexta-feira, às 22 horas, no Parque das Águas, Jardim Abaeté, e é promovido pela Associação das Entidades Participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba (Afejubes), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo.
 
O primeiro contato das cantoras com o público foi através da participação na banda de Frank Aguiar, onde permaneceram por sete anos. Depois, no início de 2012, as irmãs apostaram na carreira independente e em pouco tempo adquiriram destaque no cenário musical.
 
Conhecidas como “As Coleguinhas”, a dupla apresenta canções como “126 Cabides”, “Meu Violão e o nosso Cachorro”, “Quando o Mel é Bom”, “Regime Fechado”, “Amor Mal Resolvido” e a música “Loka”, gravada com a cantora Anitta.
 
A Festa Junina de Sorocaba segue com atrações até o dia 16 de julho. Os ingressos para esse dia estão sendo vendidos a partir de R$ 15 e podem ser encontrados na Radical Vest (Shoppings Cidade, Cianê, Sorocaba e Iguatemi), Agropet Nutrimed, Deck Beach Bar, Centro Hípico Pagliato, A Cervejaria e na Boutique da Biju. 
 
Quermesse na Paróquia São Paulo Apóstolo
 
Até dia 2 de julho, a Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Trujillo, promove a Festa do Padroeiro. Com o tema “Procurei o Senhor e ele me atendeu, livrou-me de todos os temores”, a festividade conta com uma programação religiosa e festiva.
 
Com relação à programação religiosa, o tríduo segue nesta sexta-feira (30), às 19h30, com bênção da Cura Espiritual. No sábado (1º), acontece a Vigília da Solenidade e no domingo (2), a Solenidade de São Pedro e São Paulo, às 18 horas. Todas as missas serão celebradas pelo pároco padre Paulo Roberto Gonzales.
 
A quermesse segue nos dias 30, 1º e 2 de julho, que será  nas dependências da Escola Marina Grohmann, que fica na Rua Mauro Marques da Silva, 54, sempre após as missas, com comidas típicas de Festa Junina, como lanche de pernil e de calabresa, doces, bebidas típicas e a tradicional sopa de mandioquinha.
 
A festa também contará com atrações musicais, tais como, Dijan Lucca & Rafael, Robson Rodrigues e Tulio & Gabriel. Toda a renda da festa será destinada às atividades assistenciais da paróquia. A Paróquia São Paulo Apóstolo está situada na Rua Piracicaba, 140, Trujillo.
 
Quermesse na Comunidade São Pedro
 
A Comunidade São Pedro, pertencente à Paróquia São Francisco de Assis, e situada no bairro Barcelona, também festeja o padroeiro com missas e quermesse. Hoje, tem missa às 19h30, amanhã, às 18h30, e domingo, às 17 horas, seguida de procissão. Todos os dias, as celebrações serão presididas pelo pároco, padre Fernando Giuli.
 
Já a parte recreativa, com barracas típicas, com comidas e bebidas, ocorre todos dos dias, após as missas. 
 
Festival Junino
 
Touro mecânico, comidas típicas e bebidas quentinhas são os atrativos do Festival Junino, que segue até domingo (2), no Pátio Cianê Shopping. O evento ainda trará ao público barraquinhas de churrasco, de derivados de milho e de doces e salgados. Com entrada gratuita, o Festival Junino ocorre das 17 às 22 horas, de terça a sábado, e das 14 às 20 horas, no domingo, na área lifestyle (próximo ao boliche).
 
Melhor do forró nas tardes de domingo
 
O Sesc Sorocaba apresenta uma programação especial de shows de forró nas tardes de domingo do mês de julho. Os grupos “Banda da Feira”, “Trio Nordestino”, “Fuá Rabecado”, “Trio Dona Zefa” e “Nó na Garoa” fazem parte da programação, sempre às 17h, no Solário da Piscina, de graça e livre para todos os públicos. Todos os shows têm capacidade para 250 pessoas e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento.
 
A “Banda da Feira” abre a programação com o show “Pés no Chão”, no dia 2, com participação do sanfoneiro Enok Virgulino, do Trio Virgulino.  A “Banda da Feira” é um grupo influenciado por vários ritmos brasileiros, com um forte trabalho de pesquisa voltado ao forró pé-de-serra, onde o tradicional e o contemporâneo se misturam e se fundem através de timbres e instrumentos como guitarra, cavaco, baixo, sanfona, zabumba e triângulo.
 
No dia 9, a atração é o “Trio Nordestino”. Com 59 anos de carreira, o trio é o grupo de forró mais antigo em atividade e traz a formação clássica do pé-de-serra: sanfona, zabumba e triângulo.
 
“Fuá Rabecado” apresenta no dia 16 o show “São João Brasileiro”, que promete um passeio pelos principais ritmos que embalam os festejos juninos no Brasil: do rastapé ao bumba meu boi, do calango ao forró pé de serra (xote, baião, xaxado e coco), sem deixar de lado a tradicional quadrilha caipira.
 
O “Trio Dona Zefa” apresenta o show “Beleza de Baile” no dia 23. Criado tendo como referência o forró puro e original, o trio apresenta neste show, além de músicas autorais, reproduzidas tradicionalmente na sonoridade do genuíno forró, um resgate de clássicos de Luiz Gonzaga, Anastácia, Dominguinhos, Messias Holanda e Jackson do Pandeiro.
 
Encerrando a programação, no dia 30, o “Nó na Garoa” traz ao Sesc Sorocaba o show “Forró Sambado”. Com sua formação de forró tradicional (triângulo, sanfona e zabumba) o grupo juntou instrumentos do universo do samba, como violão sete cordas, cavaquinho, pandeiro, reco-reco e tamborim e, com essa mistura de ritmos, apresenta o show.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar