Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< AGENDA CULTURAL Quinteto de Metais da Fundec encerra Clássicos em Cena

Publicada em 21/06/2017 às 11:19
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)

Termina nesta quarta-feira (21), às 20 horas, o projeto “Clássicos em Cena” em Sorocaba, com a apresentação do Quinteto de Metais da Fundec. Composto por instrumentistas, músicos integrantes da Orquestra Sinfônica local e professores do Instituto Municipal de Música de Sorocaba, o grupo tem sonoridade única e envolvente e se apresenta às 20 horas na própria Sala Fundec, à rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro. A entrada é franca.

 

Com Fernando Amadeu e Fábio Mendes nos trompetes, Luís Felipe Agápito no trombone, Rafael Proença na trompa e William Carvalhal na tuba, o grupo interpreta repertório com peças musicais dos períodos renascentista, barroco e do classicismo, além de música brasileira e contemporânea. No repertório desta apresentação, Tom Jobim, Pixinguinha, Jeremiah Clarke, J.J. Mouret e Bizet, entre outros.

Criado pelo maestro Parcival Módolo e pelo produtor cultural Antoine Kolokathis, da Direção Cultura, o “Clássicos em Cena” teve quatro apresentações na Fundec, desde novembro do ano passado, e reuniu quase 400 espectadores, com número crescente a cada apresentação. Com 16 anos de estrada, o projeto já se provou um sucesso por ter sido visto por cerca de 38 mil espectadores. De acordo com Módolo, via de regra o público aumenta a cada apresentação. “Sempre iniciamos com meia casa e, ao final dos seis meses do projeto, a casa está lotada. Ou seja, as pessoas retornam e ainda convidam outras”, diz, asseverando: “Em Sorocaba, não foi diferente: com 72 espectadores na primeira apresentação, ocorrida em novembro, passando a 160 na do mês de maio”.

 

Além da apresentação dos grupos artísticos Choro pro Santo, Sexteto Carlos Gomes, Ars Quarteto de Saxofones e Grupo de Percussão da Fundec, o projeto contribuiu para com o programa “Conheça a Orquestra”, com ensaios abertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba para alunos de diferentes escolas do Município, totalizando um público de 1.327 espectadores em ambos os projetos.

 

O PROJETO – O projeto “Clássicos em Cena” traz peças apresentadas gratuitamente e comentadas de forma leve e descontraída pelo maestro Parcival Módolo. No programa, sempre uma composição considerada `clássica´ é executada pelo grupo convidado. “A gente tenta variar bem a programação desses concertos para que as pessoas possam vivenciar experiências únicas com diferentes estilos musicais”, explica o maestro.

 

Os comentários durante as apresentações contextualizam os espectadores sobre as peças apresentadas, explicando os momentos mais marcantes e interessantes da história do estilo musical, aproximando as pessoas do universo da música de qualidade e tornando-o mais acessível a todos. “Durante a minha fala, tento traduzir algo que já está dentro da música, ampliando a possibilidade de apreciação dessa obra de arte”, resume Módolo, também curador do projeto, doutor pela Universityof Southern California, coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Mackenzie e que também foi maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar