Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Profissão Repórter mostra vida no garimpo

Publicada em 14/06/2017 às 11:39
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Embora o século XVII esteja muito distante, um município no interior da Bahia parece ter voltado à época da descoberta do ouro no Brasil. Os repórteres Erik Von Poser e Estevan Muniz viajam a Sento Sé, cidade com 41 mil habitantes e a três horas de Petrolina, de onde partem os interessados em encontrar ametista na Serra da Quixaba. A empreitada vai ao ar nesta quarta-feira (14), no “Profissão Repórter”.
 
Há pouco mais de dois meses, a existência desta jazida era desconhecida e, agora, pessoas da região e de outros Estados do País se arriscam em uma aventura perigosa e sofrida. “Eles trabalham doze horas por dia debaixo da terra, sem descanso, e é uma minoria que consegue achar alguma coisa”, relata Muniz. “São centenas de túneis já cavados no alto da serra, mas somente uns 40 deles devem produzir algo.”
 
Estimativas apontam que a novidade já atraiu mais de oito mil pessoas para a região, ainda que ela seja de difícil acesso. “Além da parte da estrada de terra, que é terrível, a Serra do Quixaba é enorme, alta. É preciso passar por essa subida íngreme, com cordas de escalada e vários equipamentos”, afirma Muniz. “Esses túneis são completamente inseguros.”
 
O “Profissão Repórter” vai ao ar nas quartas-feiras, logo depois do futebol da Rede Globo.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar