Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< CULTURA Clássicos em Cena mostra grupo de percussão da Fundec Grupo traz repertório misto, com músicas eruditas e populares e de vários estilos

Publicada em 23/05/2017 às 23:26
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
MÚSICA
 
Nesta quarta-feira (24), às 20 horas, acontece mais uma apresentação do projeto “Clássicos em Cena”, na Sala Fundec, mostrando desta vez uma banda prata da casa, o grupo de percussão da própria Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec).
 
Formado por estudantes de níveis intermediário e avançado do Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), o grupo apresentará um repertório misto, com músicas eruditas e populares e de vários estilos: de Hermeto Pascoal a Astor Piazzola, passando por Daniel Levitan e James Roming. Fazem parte da banda os músicos Daniel Lima, Erik Crepaldi, Thiago Macedo, Renan Proença, Matheus Ferraz e Bruno Reis.
 
No projeto “Clássicos em Cena”, criado pelo maestro Parcival Módolo e pelo produtor cultural Antoine Kolokathis, da Direção Cultura, as peças apresentadas gratuitamente são comentadas de forma leve e descontraída. No programa, sempre uma composição considerada "clássica" é executada pelo grupo convidado. “A gente tenta variar bem a programação desses concertos para que as pessoas possam vivenciar experiências únicas com diferentes estilos musicais”, explica o maestro. 
 
Os comentários durante as apresentações contextualizam os espectadores sobre as peças apresentadas, explicando os momentos mais marcantes e interessantes da história do estilo musical, aproximando as pessoas do universo da música de qualidade e tornando-o mais acessível a todos. “Durante a minha fala, tento traduzir algo que já está dentro da música, ampliando a possibilidade de apreciação dessa obra de arte”, resume Parcival. Módolo, que é doutor pela Universityof Southern California, coordenador geral da divisão de arte e cultura do Instituto Mackenzie e foi maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
 
SERVIÇO – Os ingressos gratuitos serão distribuídos a partir das 18 horas na própria Fundec à rua Brigadeiro Tobias, 73 – Centro.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar