Sábado, 27 de Maio de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Direito à Cultura marca Semana dos Museus

Publicada em 15/05/2017 às 19:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Arquivo/Fernando Rezende)
O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) também está sintonizado à Semana Nacional dos Museus, que está sendo celebrada neste período, até o próximo sábado (20) em todo o País. O Dia Nacional dos Museus é celebrado 18 de maio e, neste ano, o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram)escolheu o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, para trazer à reflexão assuntos que seriam pouco discutidos pelas instituições culturais brasileiras. De acordo com Thiago Consiglio, coordenador do setor educativo do Macs, o Instituto Nacional dos Museus pretende refletir sobre as histórias contadas pelos museus, que poderiam difundir temas não hegemônicos. “O Macs, nesse sentido, formatou uma programação que engloba diferentes eixos e busca a formação de educadores, além de destacar a importância dessa função e discutir a inclusão social a partir da cultura”, afirma.
 
A primeira atividade da Semana Nacional dos Museus no Macs aconteceu na tarde desta segunda-feira (15), com um encontro entre educadores, professores e mediadores culturais sobre “Produções de narrativas extrainstitucionais”. No sábado (20), será realizada a exibição do filme “Barton Fink – Delírios de Hollywood”, seguida de debate com o educador Adriano Bertanha, no Chalé Francês, situado no Jardim Maylasky, defronte à antiga Estação Ferroviária.
 
MESA REDONDA: DIREITO À CULTURA - Na quinta-feira (18), às 19horas, no Galpão do Museu de Arte Contemporânea, ao lado da Estação Ferroviária, à avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, será promovido um dos eventos principais da Semana, que é uma mesa redonda acerca do tema “Direito à cultura: inclusão social e espaços culturais”, com a participação do coordenador do setor educativo do Macs e das representantes da Associação Pode Crer, Marta Meireles, presidente, e Ingrid Hobbuss, educadora social. A instituição atende pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar