Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< ECONOMIA Feira de Flores aposta no crescimento das vendas Crescimento das vendas de flores para este Dia das Mães deverá ser de 6%, comparativamente à mesma data no ano passado

Publicada em 10/05/2017 às 11:10
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Arquivo/Fernando Rezende)
DIA DAS MÃES
 
A habitual Feira de Flores que habitualmente os produtores da região de Sorocaba realizam no entreposto local da Ceagesp, nos altos do Cerrado, à rua Terêncio da Costa, 300, Parque Santa Isabel, espera crescimento significativo em suas edições desta semana que antecede ao segundo domingo do mês de maio, quando é internacionalmente celebrado o Dia das Mães. Otimistas, os produtores exibem os resultados de pesquisa que está sendo divulgada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo sobre as expectativas de vendas de flores para a data. A pesquisa foi realizada com floriculturas e empresas varejistas de todo o Brasil, entre os dias 28 de abril e 5 de maio. 
 
Para as floriculturas, o Dia das Mães representa a principal oportunidade comercial, sendo que, neste período, as vendas costumam ser até quatro vezes superiores à média das demais semanas do ano. Para o Dia das Mães de 2017, 83% das lojas e empresas setoriais de todo o Brasil confirmam a primazia desta data sobre as demais celebrações, enquanto que apenas 17% afirmam já apostar mais nas vendas para Dia dos Namorados (6,8%), Finados (5,3%), Dia Internacional da Mulher e outras ocasiões (4,9%).
 
O crescimento das vendas de flores para este Dia das Mães deverá ser de 6%, comparativamente à mesma data no ano passado. Esse indicador praticamente repete a expectativa observada no Dia das Mães de 2016, quando as empresas consultadas previram crescimento, em relação ao ano anterior, de 6,4%. 
 
ROSAS VERMELHAS - As rosas – especialmente as vermelhas – solitárias ou compondo diferentes formatos de buquês, vão, por outro lado, liderar as preferências das flores compradas para presentear as mães no próximo domingo, de acordo com a mesma pesquisa. Este porcentual, arriscam os produtores, consolida a tendência de participação das rosas em cerca de 1/3 no total da cesta de consumo para a data, uma vez que é apenas pouco inferior ao índice observado para o Dia das Mães do ano passado (35%) e idêntico ao observado na mesma data em 2015.  
 
Em seguida, no ranking dos presentes preferenciais no campo floral, vêm os vasos de orquídeas, entre outras poucas espécies da mesma família de flores, agregando 28% das opções de presentes. Parte dessa tendência se deve à boa oferta dessas flores neste momento e também ao fato de que os consumidores, receosos da contração de novas dívidas e de realização de maiores gastos com presentes de valor unitário mais alto – como eletroeletrônicos, roupas, perfumes e outros –, se deslocarão para a compra de flores, itens tradicionais para a data e economicamente mais acessíveis para os orçamentos mais restritos da atualidade.
A Feira de Flores na Ceagesp de Sorocaba funciona nesta quarta-feira (10), das 7 às 13 e das 17 às 22 horas; sexta-feira e sábado, das 7 às 13 horas.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar