Domingo, 28 de Maio de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Restauração do Mosteiro ganha ciclo de estudos Nova etapa é concluída: telhado do mais antigo conjunto arquitetônico da cidade

Publicada em 05/05/2017 às 10:51
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Germano Schonfelder)
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
 
Finalizando mais uma etapa de trabalhos de restauração do Mosteiro de São Bento, mais antigo conjunto arquitetônico da cidade iniciado ainda sob a égide do fundador Baltazar Fernandes no começo da segunda metade do século XVII, será realizado nos três próximos sábados, às 10 horas, um ciclo de palestras que abordará temas referentes ao processo de recuperação do principal patrimônio histórico de Sorocaba. Nesta etapa, está sendo concluído o restauro do telhado do Mosteiro e da igreja de Sant´Ana, que lhe é anexa, com recursos liberados pelo Governo do Estado, através do Proac-ICMS.
 
As palestras abertas a todos os interessados serão realizadas no Centro de Assistência do Mosteiro, mais conhecido como Casinha de Nazaré, no próprio largo de São Bento,e têm como objetivos oferecer a oportunidade de acompanhar o processo de restauração de todo o complexo e também conhecer um pouco mais de sua história.
 
A primeira palestra neste sábado (6), “Mosteiro de São Bento de Sorocaba – Breve histórico”, será ministrada pelo historiador José Rubens Incao, diretor da Biblioteca Infantil Municipal e que atua nas áreas relativas à história da cidade, folclore, circo e patrimônio cultural. Em sua palestra, abordará a história do Mosteiro de São Bento desde a doação de parte do sítio de Baltazar Fernandes, que incluía a primitiva capela dedicada a Nossa Senhora da Ponte, hoje igreja de Sant’Ana, aos monges beneditinos até os dias atuais, com o restauro do monumento. Os participantes poderão também conhecer algumas curiosidades sobre a construção do Mosteiro, seus moradores, as peças sacras, a criação da escola e muitos outros fatos interessantes para enriquecer o conhecimento sobre a história não apenas do local, mas do próprio desenvolvimento de Sorocaba.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar