Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< ESPORTE Quatro mil estudantes devem competir nos Jogos Escolares de Sorocaba Abertura do evento será na segunda-feira (8), às 15 horas, no Ginásio Municipal

Publicada em 02/05/2017 às 17:48
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Secom)
Está tudo preparado para a edição 2017 dos Jogos Escolares de Sorocaba (JES). Neste ano, são esperados mais de quatro mil participantes. A abertura do evento será na segunda-feira (8), às 15 horas, no Ginásio Municipal “Dr. Gualberto Moreira”, na Vila Hortência.
 
Segundo o secretário de Esporte e Lazer Simei Lamarca, foi investido em uma metodologia de participação que privilegiasse a competição recreativa e respeitosa entre os alunos e que possibilitasse que, a partir de uma nova categoria, estudantes mais jovens tivessem acesso ao torneio. A categoria Mirim, criada neste ano, vai permitir que estudantes de 10 a 12 anos possam competir.
 
Os JES foram divididos entre categoria Mirim (nascidos em 2005, 2006 e 2007) e Infantil (nascidos em 2002, 2003 e 2004); a categoria Infanto foi extinta.
 
Ainda de acordo com o secretário, os Jogos Escolares são um sonho pessoal. “Sempre foi um dos meus maiores objetivos enquanto secretário e nos preparamos - o prefeito e eu - no sentido de fazer um torneio que trabalhasse o esporte enquanto elemento de inclusão e socialização”, comentou.
 
Para definir a metodologia dos Jogos Escolares de Sorocaba, a Secretaria de Esporte e Lazer promoveu, internamente, uma série de conversas e diálogos entre o Secretário e sua equipe técnica. A pasta ainda dialogou com outras secretarias, como a Educação, para estabelecer uma competição abrangente e participativa, tanto que são esperados mais de quatro mil estudantes no JES deste ano.
 
Outra novidade deste ano é a presença de categorias para cadeirantes e paratletas, reforçando a atenção que Sorocaba tem dado ao esporte enquanto elemento de interação e integração da sua população com algum tipo de deficiência.
 
Categorias
 
Foram criadas novas modalidades - queimada, minivôlei e basquete 3 x 3 (estas duas últimas apenas para o Mirim), e mantidas as tradicionais como o atletismo, basquete, damas, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Duas categorias visando à inclusão foram criadas: atletismo paralímpico e tênis de mesa para cadeirantes. O Congresso Técnico do JES deve ocorrer no dia 4, às 9 horas, no Salão Verde da pasta (Avenida Dr. Eugênio Salerno, nº 140). 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar