Domingo, 25 de Junho de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Casas do Cidadão deixam de recarregar passe com dinheiro e alegam assaltos Usuários precisam ir aos terminais de ônibus para efetuar a recarga

Publicada em 15/03/2017 às 14:31
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Arquivo/DS)
AGORA, SÓ NO DÉBITO
 
As Casas do Cidadão pararam de receber dinheiro como forma de pagamento na recarga dos passes de ônibus. A medida entrou em vigor há pouco tempo e as instituições apontam o aumento de assaltos como motivo.
 
A medida, no entanto, prejudica alguns usuários que não possuem cartão de débito. “Há um mês eu não posso recarregar no Éden”, lamenta Guilherme Teixeira dos Santos, 15 anos, estudante. “Tenho de ir até o Terminal São Paulo.”
 
Roberta Donizete Antônio, 18 anos, operadora de atendimento, também frequentava a Casa do Cidadão no Éden. “Fui lá esses dias e fiquei um ‘tempão’ esperando, ninguém avisou-me de que não podia pagar com dinheiro”, conta.
 
Foi apenas com a atendente que Roberta tomou conhecimento da mudança. “Custava terem colocado um aviso?”, lamenta.
 
Apesar de ter cartão de débito, Pâmera Freitas, 21 anos, estudante, não gostou da alteração. “Às vezes, só tenho dinheiro. Então não posso recarregar?”, questiona. A jovem consegue passar no terminal por ser caminho para o local onde faz estágio, mas entende que a medida prejudica muitas pessoas.
 
Enquanto a mudança foi declarada por conta de assaltos, a Polícia Militar informa não ter conhecimento de ocorrências de assaltos em nenhuma das Casas do Cidadão em 2017. A Guarda Civil Municipal não teve tempo hábil de verificar se rondas extras têm sido feitas nos locais.
 
Em nota, afirmando que a decisão se dá, de fato, por conta de assaltos a Casas de Cidadão, a Urbes explica o seguinte: "Desde a semana passada, as unidades da Urbes nas Casas do Cidadão do Ipiranga, Itavuvu, Ipanema, Brigadeiro Tobias e Éden adotaram o procedimento. Um comunicado foi afixado nestes locais para alertar a população sobre a alteração. Já a unidade da Urbes na Casa do Cidadão Nogueira Padilha não aceita dinheiro desde sua inauguração. Os usuários do Transporte Coletivo de Sorocaba que não tiverem cartão de débito poderão adquirir a passagem de ônibus ou fazer a recarga do cartão utilizando dinheiro nas bilheterias dos terminais de ônibus ou ainda em um dos 146 postos credenciados espalhados pela cidade. A lista completa está no site da Urbes:  https://www.urbes.com.br/uploads/PostosVendaUnitario.pdf. Já para a 2ª via do cartão de ônibus, o dinheiro é aceito na Central de Atendimento do Terminal São Paulo".
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar