Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Steven Chevenckov abre hoje II Mostra de Música de Câmara

Publicada em 08/03/2017 às 15:07
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
MÚSICA
 
O premiado pianista sorocabano Steven Chevenckov realiza na noite desta quarta-feira (8) o concerto de abertura da II Mostra de Música de Câmara de Sorocaba. Será às 20 horas, na Sala Fundec, à rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro, com entrada gratuita.
 
Este será o primeiro dos 47 concertos previstos na temporada 2017 daquela que é considerada a maior mostra de música erudita do Estado de São Paulo e que se estenderá até outubro, com concertos no saguão de entrada do Sorocaba Clube, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Sala Fundec e Casa “Aloísio de Almeida”, sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico local. O projeto da Ferratini Produções Culturais foi contemplado pelo Proac da Secretaria de Estado da Cultura, visando a valorização dos músicos de formação erudita de Sorocaba e da região.
 
Steven Chevenckov Iniciou seus estudos musicais na Fundec, onde teve aulas de canto coral e musicalização infantil. Ingressou dois anos mais tarde (2003), então aos 12 anos, no curso de piano erudito da própria Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba, tendo aulas com Lúcia Helena Bismara, e no Conservatório Dramático e Musical n”Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, onde também rrabalhou como pianista colaborador por quatro anos. Steven é ainda bacharel em Música, com habilitação em piano pela USP (Universidade de São Paulo). Pela mesma instituição, foi detentor de uma bolsa de iniciação científica intitulada "A Suíte das Cinco Notas, de Lorenzo Fernandez - Abordagem analítica e pedagógica para o ensino de piano", trabalho que propõe um estudo desse repertório sob o ponto de vista didático, orientado pelo professor dr. Mário Videira. 
 
Em 2014, venceu o concurso Jovens Solistas, da USP, através do qual tocou o Concerto de Grieg op. 16 frente a Orquestra de Câmara da USP, sob regência do maestro Gil Jardim, no reconhecido Museu de Arte de São Paulo (Masp) e no Museu da Casa Brasileira. Atualmente, é aluno de mestrado em performance na classe de Paulo Álvares, da Escola de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal, país onde está a residir. Ali trabalha como pianista acompanhador no Conservatório Regional de Castelo Branco, na Escola de Música de Belmonte e na EPABI – Escola Profissionalizante da Covilhã, instituições lusitanas públicas de ensino de Música.
 
No repertório do concerto desta noite de Steven, estarão obras de consagrados compositores, como L.V. Beethoven, A. Scriabin, Heitor Villa-Lobos - Homenagem a Choopin António Fragoso - Noturno em Ré b Maior e F. Chopin.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar