Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA 'O Inspetor Geral' abre temporada nos jardins do Senac Turma do curso Técnico em Teatro encena obra do russo Nikolai Gógol

Publicada em 22/02/2017 às 14:55
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
TEATRO
 
Os jardins e demais espaços externos da sede do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Sorocaba, no final da avenida Coronel Nogueira Padilha, nos altos de Vila Hortência,  servirão de palco móvel para a apresentação pelos alunos da turma do curso Técnico em Teatro do Senac local, que agora está se formando, depois de mais de um ano de aulas e laboratórios, da montagem “O Inspetor Geral”, baseada no clássico homônimo da literatura russa e uma das principais obras da dramaturgia mundial, assinada por Nikolai Gógol. A comédia estreia nesta quarta-feira (22) e terá novas sessões amanhã, quinta-feira (23) e sexta-feira (24), sempre às 20h30, com entrada franca.
 
O espetáculo “O Inspetor Geral”, como preparado pelos alunos do curso Técnico em Teatro do Senac, traz uma livre adaptação do texto original, realizada pelo teatrólogo sorocabano Hamilton Sbrana, também diretor do curso e da montagem. A peça é um divertido musical itinerante, que destila críticas a políticos e administradores de maneira geral, às instituições e aos cargos públicos. “Decidimos montar esse texto com uma linguagem informal, com o jeito brasileiro de levar a vida”, reforça Sbrana, acrescentando que o espetáculo inclui também músicas para reforçar a leveza e diversão da comédia. 
 
A montagem aborda assim, de forma cômica, o comportamento frívolo das mulheres e a credulidade simplória e hipocrisia insensível dos homens, além da consciência moral do ser humano, mais especificamente do tribunal interno da consciência humana. “Apesar de a história ter sido escrita em 1836, o espetáculo permanece moderno, pois critica os jogos de relacionamento político e social e até a passividade da população em relação aos acontecimentos. Essa atualidade do humor de Gógol faz desta peça um clássico da sátira universal”, destaca ainda Hamilton Sbrana, explicando também que nessa obra o literato russo quer transmitir alguns aspectos simbólicos, uma vez que o inspetor geral simboliza a recuperação da consciência dos moradores da cidade. “Nós precisamos recuperar a nossa consciência e reaprender a leitura simbólica, senão, não vamos entender nada do mundo que nos cerca. `O Inspetor Geral´ é a descrição de como funciona a condição humana”, afirma. 
 
Estão no elenco os formandos Alana Manfrinatto, Ana Ohama, André Polez, Be Morares, Bianca Saballero, Carol Caçador, Dianna Zanin, Elnite Turkiewicz, Erick Bento, Felipe Gadain, Gabriel Felippe, Jamily Queiroz, Jéssica Suellen, Joéssica Borges, Juliana Fernandes, Lara Morgenthaler, Lucas Fieri, Lucas Silva, Luciana Vecina, Luiz Vinicius, Mariana Gomes de Oliveira, May Florentino, Rafael Garcia, Richard Kennedy, Vinícius Arantes, Vitória Prestes e Wesley Amaral.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar