Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Noite de gala marca estreia da Sinfônica em 2017 Sala Fundec promete recitais memoráveis para o ano em que a Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba comemora seu 25º aniversário

Publicada em 16/02/2017 às 12:01
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
A Orquestra Sinfônica de Sorocaba faz na noite desta quinta-feira (16), às 20 horas, seu primeiro concerto de gala de 2017, ano em que sua mantenedora atual, a Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), comemora 25 anos de existência. Para este concerto de estreia das suas apresentações mensais na Sala Fundec, à rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro, a Orquestra Sinfônica preparou, assim, um concerto com repertório que inclui peças de nomes importantes da música clássica instrumental, como Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. Uma segunda apresentação deste concerto especial de fevereiro está agendada para domingo (19), na própria Sala Fundec, às 19 horas.
 
Sob regência do maestro Eduardo Ostergren, o concerto desta noite da Sinfônica de Sorocaba será aberto com a interpretação da Sinfonia Concertante para sopros e orquestra de Wolfgang Amadeus Mozart - obra escrita em 1778 e que apresenta o oboé, o clarinete, a trompa e o fagote como solistas, acompanhando a Orquestra. Trata-se, explica ainda Ostergren, de uma obra que dá aos integrantes deste naipe a oportunidade de exibirem seus talentos musicais e domínio destes instrumentos específicos. “Nesta nova temporada, quero dar a oportunidade para todos os nossos músicos de se apresentarem como solistas. Afinal, temos em nossa Orquestra instrumentistas de alto nível técnico e artístico”, observa o maestro.
 
Em seguida, virá uma “Abertura para uma comédia não escrita”, do compositor canadense Healey Willan, obra curta, de natureza jocosa, escrita em 1951, partitura gentilmente cedida pelo Conselho de Artes do Canadá e pelo Centro de Música Canadense. E, encerrando a noite, a Sinfônica executará a “Sinfonia no 1 em Dó maior”, de Ludwig van Beethoven, obra consagrada e um marco no desenvolvimento do repertório sinfônico. Ostergren escolheu, aliás, esse repertório, como reconhece, por conta das músicas entusiasmadas que servem como estímulo para os músicos e despertam no público vibrações positivas: “Esse repertório é sério, mas também jovial e alegre, agradando a todos. Em momentos de crise, são as artes que nos oferecem refúgio e conforto. É o que estamos procurando oferecer ao nosso público”, comemora o maestro.
 
SERVIÇO – Os ingressos para o concerto desta noite da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, ao preço de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada), estão à venda a partir das 8h30 desta quinta-feira (16), na portaria da Fundec. Para o concerto do domingo (19), a venda de ingressos será realizada amanhã, sexta-feira (17), das 8h30 às 18 horas. No dia de cada concerto, ingressos remanescentes são vendidos com uma hora de antecedência.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar