Quinta-Feira, 17 de Agosto de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Forró do Assaré é atração do Luau no Sesc Grupo formado por mulheres apresenta arranjos de músicas de forma divertida, dançante e pouco usual

Publicada em 10/02/2017 às 14:44
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Grupo transita entre música instrumental nortista e nordestina (Foto: Divulgação)
O grupo Forró do Assaré abre as apresentações de fevereiro do projeto Luau, do Sesc Sorocaba, na noite desta sexta-feira (10), às 20 horas, no anfiteatro da Unidade, situada à rua Barão de Piratininga, 555, esquina com a avenida Washington Luiz, no Jardim Faculdade. No Luau, a intenção é proporcionar um clima especial, com o melhor da música, nas noites quentes do verão. Todos seus shows são realizados no anfiteatro, ao ar livre, de graça e com entrada franca.
 
Formado inicialmente por mulheres que se uniram pelo gosto pela festa e dança, o Forró do Assaré elabora os arranjos das músicas de forma divertida e dançante, explorando os recursos que sua formação - pouco usual para um grupo de forró - possibilita. Dois instrumentos de sopro (flauta e clarinete) e três vozes femininas somam-se aos instrumentos dos clássicos trios de forró (sanfona, zabumba e triângulo), resultando em versões próprias e diversificadas de cada música executada. Um forró animado que traz a sutileza das melodias e o balanço dos baiões, xotes, arrasta-pés e frevos em um jogo colorido de vozes e interpretação instrumental.
 
Formado por Paola Gibram (sanfona), Ana Flor de Carvalho (percussão e voz), Gabriela Silveira (percussão e voz), Eva Figueiredo (clarinete e voz),  Maiara Moraes (flauta transversal) e Guilherme Kafé (baixo e voz), o grupo, cujas cantoras são também instrumentistas, apresenta como principal característica o trânsito entre a canção e a música instrumental dentro do universo da música brasileira nortista e nordestina. Dessa forma, seu repertório contempla grandes clássicos do cancioneiro dessas regiões, como Luiz Gonzaga, Gordurinha e Gilberto Gil, homenageia grandes intérpretes, como Jackson do Pandeiro, e interpreta músicas instrumentais de célebres compositores, como Sivuca, Dominguinhos e Hermeto Pascoal.
 
Ainda em fevereiro, o Luau recebe as bandas 2 Dobrado, no dia 17, e Cataia, no dia 24.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar