Terça-Feira, 26 de Setembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< EDUCAÇÃO Mudanças prometem merenda escolar de melhor qualidade

Publicada em 01/02/2017 às 08:11
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

 
Na volta às aulas, no próximo dia 6, os estudantes vão saborear merendas ainda melhores, divulga a Secretaria de Abastecimento e Nutrição. Além de contratar duas novas empresas terceirizadas, as mudanças na fiscalização e na definição dos alimentos que devem compor as refeições são os diferenciais implementados pela nova pasta.
 
O secretário municipal responsável pelo Abastecimento e Nutrição em Sorocaba, Alexandre Hugo de Morais, destaca o apoio da Prefeitura às instruções das novas cozinheiras, como, por exemplo, com o treinamento promovido nesta terça-feira (31), na Escola Municipal "Dr. Getúlio Vargas".
 
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL - Algumas das novidades que também vão colaborar para deixar as merendas ainda mais atrativas para a garotada serão os projetos de Educação Nutricional. A nutricionista da Prefeitura, Mariana Vilas Boas Álvaro, conta que, por meio deles, serão feitas oficinas culinárias, tanto com os alimentos disponíveis para compor a merenda, como aqueles cultivados em hortas educativas.
 
Entre outras atividades que já existiam, mas serão aprimorados a partir de agora, estão a avaliação, o acompanhamento e a orientação nutricional aos estudantes, e ainda aos que possuem necessidades nutricionais especiais.
 
Alexandre Hugo também chama a atenção para que, a partir de agora, serão as nutricionistas da Prefeitura quem definirão o aperfeiçoamento do cardápio elaborado pelo próprio município e não o inverso, em que a empresa definia o cardápio e, muitas vezes, apesar dos relatórios de fiscalização das nutricionistas, nenhuma ação resultava na melhora dos alimentos. A nutricionista Mariana recorda que ocorria de gastarem tempo insistindo em relatórios de fiscalização, sem que providências fossem adotadas.
 
Cerca de 300 cozinheiras da merenda escolar participaram do treinamento promovido nesta terça-feira (31). Elas atuam na empresa Pack Food Comércio de Alimentos Ltda., que já começa a levar mantimentos e preparar suas instalações nas escolas. A gerente operacional dessa terceirizada, Ângela Soares dos Santos, disse que a empresa tem uma equipe de nutricionistas e outros profissionais que farão uma “comida bem gostosa e seguindo todos os padrões de higiene”.
 
Ângela dos Santos afirmou que o objetivo da Pack Food será fazer uma comida saborosa, seguindo o cardápio elaborado pelas nutricionistas da Prefeitura, com muito rigor e qualidade, garantindo todo o cuidado nutricional que o cardápio possui, avaliou.
 
TREINAMENTO - A chefe de seção de Alimentação Escolar da Prefeitura, Monique Rodrigues de Campos Celestino, explicou que no treinamento os novos profissionais foram divididos em três turmas para receber a instrução por cerca de duas horas e meia. Trataram sobre qualidade, boas práticas, motivação, além de se integrarem e conhecerem características da empresa para a qual estão começando a trabalhar.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar