Sábado, 25 de Março de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< BRASIL PF livra Mantega em inquérito da 'Zelotes'

Publicada em 01/02/2017 às 08:01
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A Polícia Federal indiciou sete pessoas, mas livrou o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ex-presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - o tribunal da Receita - Otacílio Cartaxo, em um dos inquéritos da “Operação Zelotes”. Os indiciamentos foram propostos pela delegada federal Rafaella Vieira Linhas Parca no inquérito sobre supostos ilícitos envolvendo um processo do Grupo Cimento Penha. Victor Sandri, amigo de Mantega e proprietário do Cimento Penha, foi indiciado por lavagem de dinheiro e corrupção ativa.
 
O inquérito havia sido instaurado em 2015 para apurar supostas negociações ilícitas envolvendo o Cimento Penha, advogados e integrantes do Conselho para modificar decisões desfavoráveis ao Grupo. O Conselho é uma espécie de tribunal que avalia questionamentos de contribuintes a débitos aplicados pela Receita Federal.
 
O processo tramitou no Conselho entre os anos de 2011 e 2012 e resultou na exoneração de exigência tributária na ordem de R$ 57 milhões. Os crimes apurados são lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa fazendária e associação criminosa. Mantega e Cartaxo chegaram ser alvo de condução coercitiva e busca e apreensão na investigação.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar