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<< EDUCAÇÃO Alunos da rede estadual voltam às aulas com ?intensivão? de reforço em fevereiro

Publicada em 25/01/2017 às 07:14
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Na próxima quinta-feira, 2 de fevereiro, mais de 240.600 estudantes da região de Sorocaba retornam às escolas da rede estadual de ensino. Para dar início ao novo ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação informou ontem que planeja uma lista de ações, que entrarão em prática já no primeiro mês de aulas. A principal delas é um programa intensivo de reforço a todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Em sala, durante o horário regular, professores trabalharão as habilidades e competências em Língua Portuguesa e Matemática, que precisam ser desenvolvidas ou ampliadas. 
 
Para condução das atividades de recuperação, todas as escolas estaduais da cidade e da região foram orientadas ainda em dezembro a elaborar um plano de ação. Para isso, as equipes gestoras se debruçaram nos resultados obtidos na avaliação de aprendizagem do quarto bimestre de 2016 e no boletim do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), detectando, assim, os pontos mais críticos para os estudantes. A Secretaria, por sua vez, foi responsável por elaborar um conjunto de materiais a ser utilizado de acordo com a realidade de cada escola e também válido a educadores de outras disciplinas. 
 
REFORÇO CONTINUADO - Além do `intensivão´ em fevereiro, a Secretaria de Estado da Educação definiu outras estratégias para o reforço de conteúdo ao longo do ano letivo. A primeira delas prevê a utilização de uma parte da aula regular para a aplicação de uma nova abordagem pedagógica e exercícios aos alunos com dificuldades. Para isso, os educadores devem reunir a classe em grupos formativos ou estações rotacionais. 
 
Outra opção é a recomposição de turmas, por determinados períodos, de acordo com a habilidade dos estudantes, assim como a ampliação do ‘acolhimento’ em todas as escolas. A ação de boas-vindas, já tradicional nas unidades de tempo integral, promove a integração entre estudantes, gestores e família. Os novatos na escola têm a chance de conhecer os espaços e o funcionamento da unidade. Uma série de dinâmicas, muitas elaboradas com ajuda dos próprios alunos, está programada também. Entre elas, roda de conversa e a construção de uma `árvore dos desejos´, com sugestões do que esperam do novo ano. 
 
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