Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SAÚDE Saúde anuncia reforços contra febre amarela e dengue Sorocaba não tem casos confirmados da doença

Publicada em 21/01/2017 às 08:30
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Agência Brasil)
A Secretaria da Saúde de Sorocaba publicou na edição desta sexta-feira (20) da imprensa oficial a portaria de nomeação para o grupo técnico do Comitê Gestor Municipal de Combate à Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Outras Arboviroses. A designação da equipe é uma das medidas de reforço para a prevenção e combate a essas doenças na cidade, com alvo principal contra a febre amarela, cujos casos têm aumentado e preocupado em várias regiões do País, e contra a dengue.
 
Entre as atividades já em andamento no comitê, está a revisão do Plano Municipal de Combate à Dengue, Febre Amarela, Chikungunya, Zika e Outras Arboviroses, que deve ser concluída e divulgada ainda neste mês. O município de Sorocaba encontra-se fora da área com recomendação de vacinação de rotina contra febre amarela e não tem casos confirmados da doença até o momento. 
 
Mas, devido ao avanço da doença, inclusive com registros em cidades da região, nesta semana, a Secretaria da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, acionou a rede de atenção básica com um informativo contendo dados e protocolos para vacinação contra febre amarela, atendimento de casos suspeitos e demais orientações atualizadas.
 
O gabinete da Saúde anunciou também que haverá um processo licitatório para contratação de empresa que fará a remoção de pneus na cidade – serviço que está atualmente inativo – e autorizou a ampliação das equipes de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. 
 
Atualmente a Seção de Zoonoses conta com 96 agentes de combate ao transmissor da dengue e da febre amarela e serão convocados mais 78 para integrar esse trabalho. Cumprindo prazos e trâmites da contratação, esse aumento da equipe começa a partir de fevereiro. Em contato com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) foi solicitado, e já autorizado, reforço de agentes do órgão estadual para o trabalho de rua em Sorocaba, em número que ainda será confirmado.
 
Nesta sexta-feira, a Vigilância em Saúde concluiu um treinamento de atualização sobre vacina da febre amarela para 193 profissionais. A capacitação durou dois dias e foi destinada aos coordenadores e enfermeiros das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), porta de entrada dos pacientes na rede municipal.
 
Atualmente, a vacinação está disponível exclusivamente para munícipes que pretendem viajar para áreas endêmicas no Brasil ou no exterior. 
 
A Vigilância em Saúde reforça que não há motivo para pessoas que não pretendem viajar para essas regiões indicadas se vacinarem, mas solicitou reforço de doses à Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar