Quinta-Feira, 23 de Março de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< EDUCAÇÃO Projeto da Uniso transforma bibliotecas de instituições

Publicada em 06/01/2017 às 06:53
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O curso de Pedagogia, da Universidade de Sorocaba (Uniso), entregou recentemente mais cinco bibliotecas de escolas públicas e também de instituições sociais da cidade e da região, que foram transformadas pelo projeto “Biblioteca de Sonhos”. Ganharam novos espaços, as escolas estaduais Ida Yolanda, Mário Guilherme Notari e Salvador Ortega, de Sorocaba, além do Centro de Orientação e Educação Social (Coeso) e da Biblioteca Viva, no Hospital Regional. Outras escolas públicas de Sorocaba também foram contempladas com livros.
 
Em prol do projeto, somente no segundo semestre de 2016, foram arrecadados na comunidade mais de 500 livros e gibis usados, além de mais de 2 mil livros novos, por meio da parceria com a Editora Ciranda Cultural. Outro parceiro da Uniso é a Valec.
Lançado em 2016, o projeto tem como objetivo oferecer maior acesso à leitura e incentivar novos leitores, a partir da transformação dos espaços de leitura, incluindo reforma, confecção de objetos e doação de material. Todo o trabalho é desenvolvido pelos alunos de Pedagogia, dentro do componente curricular “Práticas de Alfabetização”, sob a responsabilidade da professora Ana Paula Germanos.
 
Além das cinco instituições citadas, no primeiro semestre de 2016 também foram contempladas três escolas de Sorocaba e uma de Araçoiaba da Serra. O projeto continua em 2017.
 
Para quem quiser colaborar, a campanha de arrecadação de livros acontece na Feira do Livro, no Shopping Iguatemi Esplanada. A cada livro comprado e doado ao projeto, a Editora Ciranda Cultural doa outro livro.
 
ENTIDADES CONTEMPLADAS - Além das escolas públicas, duas outras entidades foram igualmente contempladas. O Centro de Orientação e Educação Social (Coeso) ganhou um novo cantinho de leitura, por meio de uma parceria com o projeto AdministrAÇÃO, também da Uniso, que implanta ações de melhorias em entidades de Sorocaba e região. Nesta iniciativa, enquanto os alunos de Administração cuidaram da estrutura do espaço, os alunos de Pedagogia fizeram a doação de mais de 200 livros.
 
Por meio de uma parceria com o curso de Letras, outra contemplada foi a Biblioteca Viva, no Hospital Regional/Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Alunos voluntários, junto do professor Roberto Samuel Sanches, realizaram a transformação do espaço, que recebeu os livros arrecadados pelos alunos de Pedagogia.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar