Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< COTIDIANO Devotos recebem 2017 acolhendo a Virgem Aparecida Tradição secular da chegada do Ano Novo tem motivos especiais a celebrar em sua 118ª Edição, como os 300 anos do encontro da imagem da Santa Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba e a investidura de dom

Publicada em 31/12/2016 às 08:53
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Fernando Rezende)
2017 chega neste domingo, 1º de janeiro, levando novamente milhares de sorocabanos às ruas centrais da cidade para saudar a passagem da veneranda imagem de Nossa Senhora Aparecida, a excelsa Padroeira do Brasil, que pela centésima décima-oitava vez consecutiva será trazida em romaria, na manhã de Ano Bom, de seu histórico Santuário Arquidiocesano, no bairro de Aparecidinha, distante mais de 17 quilômetros do centro urbano de Sorocaba, para a igreja da Catedral Metropolitana. Na realidade, há mais de 200 anos se tem informações das romarias entre o Pirajibu do Meio, depois bairro de Aparecidinha, e o centro de Sorocaba, sobretudo em momentos de maiores aflições e calamidades, trasladando a pequenina imagem (13 centímetros) da Virgem Aparecida, primeira cópia talhada em madeira daquela encontrada por pescadores nas águas do rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, em 1717, antecedendo copiosa e abundante pesca, porém foi em 1899 que, em meio à terrível epidemia de febre amarela que dizimava os sorocabanos, que monsenhor João Soares, então pároco da cidade e depois  também ele mártir da doença, num arrobo de fé e confiança na proteção maternal da Virgem Santíssima resolveu fixar as datas anuais da romaria, ou seja, 1º de janeiro para seu deslocamento ao Centro e o segundo domingo do mês de julho para seu retorno ao Santuário de Aparecidinha.
 
O reitor do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, padre José Antônio Leite de Oliveira, acredita que com o 1º de janeiro caindo desta vez num domingo, impedindo inclusive muita gente de viajar por não possibilitar o prolongamento do final de semana, mais de 10 mil pessoas devem se concentrar no Centro nas primeiras horas da manhã de amanhã, à espera da Santa. Pelas suas projeções, entre 10h30 e 11 horas a veneranda imagem de Nossa Senhora Aparecida já deverá estar adentrando à praça Cel. Fernando Prestes. Mesmo porque não haverá a bonita e habitual queima de fogos saudando a Santa Mãe de Deus junto à ponte sobre o rio Sorocaba, na altura da rua XV de Novembro, para evitar problemas maiores com o Ministério Público, a quem uma senhora incomodada com o barulho muito cedo, por volta das 10 horas da madrugada, recorreu insistentemente, via Ordem dos Advogados do Brasil ao que consta; para ela, certamente, rojões somente em meio a eventos esportivos, sociais e políticos – para a Mãe de Deus não.
 
Haverá paradas, então, apenas junto à Paróquia de Santo Antônio e à Santa Casa de Misericórdia, nos altos da avenida São Paulo, aqui levada pelas mãos do padre Zé Antônio a abençoar os doentes ali internados na passagem do ano. À chegada da romaria à praça Cel. Fernando Prestes, o pároco da Sé Metropolitana, padre Tadeu Rocha Moraes, preside de altar montado nas escadarias da Catedral missa campal em honra de Nossa Senhora Aparecida.
 
Neste 2017, aliás, muitos motivos especiais marcam ainda a secular romaria de 1º de janeiro na cidade, como a passagem do tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a próxima investidura do terceiro arcebispo metropolitano de Sorocaba, na pessoa de dom Júlio Endi Akamine, designado nesta semana pelo papa Francisco, na sucessão de dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.
 
EM APARECIDINHA – Este sábado, 31 de dezembro, é dia de despedidas e vigília de orações em Aparecidinha. Às 20 horas, no Santuário Novo, padre José Antônio preside a celebração da missa de ação de graças pela passagem do ano, após o que, no Santuário antigo, já começa a vigília de orações junto à veneranda imagem de Nossa Senhora Aparecida, que segue madrugada afora. Por volta das 4 horas da madrugada, a imagem será levada em procissão ao Santuário Novo, onde pontualmente às 5 horas padre José Antônio dá início à celebração da primeira missa do Ano Novo em Sorocaba, marcando também as despedidas à Padroeira. O agora administrador apostólico da Arquidiocese, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que habitualmente preside a celebração desta missa de despedida da imagem em Aparecidinha desta vez não estará presente – está fora de Sorocaba, em viagem à sua terra natal, Juiz de Fora, interior de Minas Gerais.
 
Por volta das 6 horas, os fieis e devotos romeiros de Nossa Senhora Aparecida já deverão estar deixando o bairro histórico com destino a Sorocaba, trazendo o andor com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, pela estrada velha de Aparecidinha. Na sequência, adentram o Alto da Boa Vista, pelas avenidas 3 de Março e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, para em seguida ganhar a avenida São Paulo, pela rua Yashica, seguindo rumo à Catedral Metropolitana pelas ruas XV de Novembro e São Bento. – José Benedito A. Gomes
 
 
 
 
Romaria de Aparecidinha  
terá transporte especial
 
A Urbes – Trânsito e Transportes dará apoio especial à Romaria de Aparecidinha neste domingo, 1º de janeiro, desde sua partida do bairro histórico até a Catedral Metropolitana de Sorocaba. Agentes de trânsito farão as interdições necessárias para a passagem dos romeiros pelas avenidas e ruas da cidade, liberando as vias aos veículos logo após a passagem da romaria. Todo o percurso será acompanhado pelos agentes de trânsito, pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pelas polícias Militar e Rodoviária.
 
O transporte coletivo, por sua vez, contará com ônibus extras a partir das 4 horas da madrugada, para auxiliar nas viagens dos romeiros até o bairro Aparecidinha. Os ônibus partirão da Plataforma 2 – Ponto “G” do Terminal Santo Antônio. Durante a procissão as linhas que percorrem as avenidas 3 de Março, Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e São Paulo terão desvios temporários conforme a passagem dos romeiros.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar