Sábado, 29 de Abril de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< EDUCAÇÃO MEC lança programa de Ensino Técnico para estudantes do Ensino Médio

Publicada em 21/12/2016 às 07:33
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O ministro da Educação, Mendonça Filho, ao lado do presidente Michel Temer, anunciou ontem o Mediotec. Trata-se de um braço do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) destinado a ofertar formação técnica e profissional a estudantes do Ensino Médio. Ao todo, serão ofertadas 82 mil vagas.
 
O Mediotec antecipa as mudanças estabelecidas na Medida Provisória 746/2016, que reforma a etapa de ensino. A formação é direcionada ao jovem do Ensino Médio e faz parte do Pronatec, mas traz a dupla certificação: o estudante conclui tanto o nível Médio como o nível Técnico.
 
Segundo o ministro da Educação, R$ 700 milhões serão liberados ainda neste ano para os Estados. Em janeiro, haverá um novo repasse para as instituições privadas, Sistema S e institutos federais. Os recursos deste ano serão destinados a 18 Estados e ao Distrito Federal, que possuem oferta de Ensino Técnico. As vagas estarão disponíveis já em 2017.
 
Entre as alterações feitas no Ensino Médio pela medida provisória figura a possibilidade de o estudante escolher uma trajetória de formação, que pode ser de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, além da Formação Técnica e Profissional. O programa vem fortalecer esse quinto eixo de formação.
 
TEMPO INTEGRAL - O ministro também reforçou o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral para o Ensino Médio, lançado junto com a MP do Ensino Médio. Até o dia 9, o programa contava com 213 escolas aprovadas e outras 290 aprovadas com ressalvas. Segundo o ministro, 263 mil matrículas estão asseguradas para o próximo ano. Na primeira etapa, serão liberados R$ 150 milhões aos Estados.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar