Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< EDITORIAL Mudanças que são necessárias

Publicada em 18/12/2016 às 08:16
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A redução do número de mortes em acidentes de trânsito, tanto nas rodovias quanto nas áreas urbanas, demonstra como uma legislação mais rígida ou campanhas de conscientização eficientes podem promover transformações culturais de grande importância. A chamada lei seca, que pune com mais rigor quem decide dirigir depois de ingerir bebida alcoólica e as multas cada vez mais elevadas para todos os tipos de infrações no trânsito, são os casos mais recentes, mas não os únicos. 
 
De mudanças legais como as que levaram a uma nova forma de encarar a relação com as armas e reforçaram as restrições ao hábito de fumar em locais fechados até campanhas de conscientização sobre a paternidade responsável, os brasileiros vêm alterando hábitos até recentemente arraigados que pareciam eternamente imutáveis. Os ganhos com as mudanças, de maneira geral, são mais visíveis do que as restrições, como ocorre no caso dos acidentes de trânsito. Claro que ainda há muito que se evoluir neste caso, mas o importante é que aos poucos todos vão assimilando a necessidade de dirigir com mais prudência e, principalmente, sem antes ingerir bebida alcoólica. Além disso, como a reportagem que este jornal publicou na edição do último domingo (11), também é importante uma série de outras providências para evitar os acidentes, como é o caso da circulação de veículos em bom estado de conservação.             
 
A médio e longo prazos, por exemplo, as restrições ao hábito de fumar em locais públicos acabaram igualmente assegurando um ganho de qualidade para a saúde da sociedade de maneira geral, reduzindo, inclusive, os gastos com atendimento médico-hospitalar. Da mesma forma, as campanhas de conscientização sobre a importância de se planejar uma família sob a tutela da paternidade responsável pode levar o País a acabar com os elevados índices de gravidez na adolescência.
 
Em torno dessas observações, o aspecto importante é que, por mais que alguns hábitos pareçam impossíveis de serem mudados, as pessoas acabam verificando a importância de se livrar deles quando se convence da garantia de ganhos com a mudança. É essa predisposição que permite os avanços que aos poucos vão sendo registrados, sob o ponto de vista de mais qualidade de vida e menos mortandade em áreas como o trânsito, sem se falar do hábito de fumar. Daí a importância das campanhas educativas para ajudar a melhorar as coisas para toda a sociedade. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar