Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< SOROCABA Parque 'Porto das Águas' será inaugurado no domingo; lago está liberado para pesca

Publicada em 29/11/2016 às 07:22
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Mais um espaço de lazer e preservação do meio ambiente está sendo criado na cidade. O Parque Municipal “Porto das Águas” está quase pronto pelas equipes da Prefeitura. Com inauguração prevista para o próximo domingo (4), os serviços de ampliação de uma antiga obra de alvenaria, que dará espaço para o novo Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, está em fase de acabamento.
 
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Clebson Ribeiro, já foram instalados 62 postes de iluminação com lâmpadas LED, guias, saibro na pista de caminhada e cabos de aço nas margens do lago, para que as pessoas não fiquem muito próximas, já que tem 26 metros em seu ponto mais profundo. Os serviços que ainda não encerraram são a instalação do mirante e do estacionamento, com capacidade para 100 carros.
 
No local, a entrada de carros e motos não será permitida, em contrapartida, a pesca no lago já está liberada. O sorocabano Júlio Francelino vai ao espaço uma vez por semana. Segundo ele, as espécies de peixes que já pescou no parque foram Piramboia, Tilápia, Traíra e Lambari. “Eu já conhecia aqui, e essa revitalização do local será mais uma oportunidade de lazer para a família.”
 
O munícipe Douglas Dutra é experiente na arte da pesca; há 25 anos frequenta o lago e complementa a alimentação da família com os peixes. “É um local muito bom. Com essa reforma, sentimo-nos mais seguros para poder vir pescar”, afirma. Os dois pescadores levam sacolas para lixo e informam aos munícipes que a preservação do ambiente é fundamental.
 
A ideia é de que, futuramente, o “Porto das Águas” seja interligado com o Parque das Águas, por uma passarela. A junção desses dois locais com o Parque Linear do Rio Sorocaba “Dr. Armando Pannunzio” e com o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” formará o “Parque Metropolitano de Sorocaba”, que vai incluir, ainda, um corredor verde do qual fará parte o espaço onde funcionou o antigo aterro sanitário do Retiro São João. O projeto terá uma área total de 1.083.000 metros quadrados.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar