Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< AGENDA CULTURAL Inscrições para o 'Pedala 24 horas' terminam na quarta

Publicada em 27/11/2016 às 09:03
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

As inscrições para quem deseja participar do "Pedala 24 horas" encerram-se na próxima quarta-feira (30). Para participar, os interessados podem acessar o site da Urbes (www.urbes.com.br) até as 23h59 de quarta-feira, ler o regulamento e inscrever sua equipe, de até 30 componentes. A participação de adolescentes com 16 ou 17 anos é permitida desde que seja assinado um termo de responsabilidade, também disponível no site, que deve ser entregue na Urbes, conforme as instruções.
 
A iniciativa está em sua 4ª edição e a expectativa é de superar o número de participantes da última edição, que contou com 16 equipes, representadas por 312 inscritos. 
 
A intenção desta ação é manter no período de 24 horas no circuito de ciclovia do Parque das Águas diversas equipes pedalando em revezamento. O importante é que não se trata de uma competição, mas, sim, de fortalecimento das equipes de ciclistas constituídos na cidade, bem como incentivar mais pessoas a pedalar pela malha cicloviária de Sorocaba, que hoje já soma 126 quilômetros de extensão.
 
O "Pedala 24 horas" é uma das ações do Programa "Pedala Sorocaba", definido como uma política pública de governo estruturado para atuar em diversos seguimentos sociais com o objetivo principal de promover a mobilidade urbana sustentável, por meio da implantação de uma vasta rede cicloviária em todas as regiões da cidade, bem como do apoio de ações e eventos voltados ao incentivo da bicicleta como modo alternativo de transporte, segundo processo educacional de caráter permanente e multiplicador.  
 
A atividade é realizada pela Prefeitura de Sorocaba através da Urbes – Trânsito e Transportes, e vai das 9 horas do dia 3 de dezembro às 9 horas do dia seguinte (4), na ciclovia do Parque das Águas, somando 24 horas de circuito sem interrupções.
 
 
 
Festival de Queimada no Parque
das Águas é neste domingo
 
O mundo moderno pode até ter subtraído os encantos, a simplicidade, cumplicidade e a inocência de algumas brincadeiras antigas, mas, definitivamente, não determinou seu extermínio.
 
Prova disso é que, neste domingo (27), das 8 às 12 horas, no Parque das Águas, será realizado o 1º Festival de Queimada. A ideia é fazer com que algumas pessoas relembrem, e outras conheçam, uma das brincadeiras mais curtidas, principalmente, nas noites quentes do verão e primavera de tempos passados e que, para além da diversão e da prática de exercício físico, traziam em sua organização conceitos de equipe, liderança e solidariedade nos praticantes; mesmo que não tendo consciência disso. “Queremos resgatar esse jogo que é tradicional e marcou gerações, juntando e construindo amizades. A queimada consegue agregar, num mesmo espaço, gente de todas as idades fazendo com que interagem de modo muito divertido”, disse a chefe da Divisão de Esporte Social, Comunitário e Lazer, Regina Parron.
 
REGRAS - A queimada caracteriza-se, basicamente, por duas equipes divididas em dois campos de medidas iguais. O jogo tem início quando um lançador atira a bola em direção a um jogador adversário. Se o acertar, o oponente é eliminado da partida; se a bola for agarrada, quem está fora é aquele que lançou. Quando a bola bate no chão antes de atingir alguém, a posse se inverte. Se determinado membro de uma das equipes fugir da bola ultrapassando os limites de seu campo, também é excluído do confronto.
 
Há, também, a possibilidade de se criar uma prisão no jogo. Assim, os eliminados ficam atrás do limite do campo adversário e podem atacar se a bola chegar a este espaço. Se atingirem algum oponente, estão liberados para voltar à disputa. A partida chega ao final quando uma equipe perde todos os seus jogadores.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar