Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Mais de 23 mil sorocabanos fazem Enem hoje e amanhã Prova deste sábado terá 90 questões de múltipla escolha; neste domingo, são mais 90 e redação de até 30 linhas

Publicada em 05/11/2016 às 06:54
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Miguel Pessoa)
Um total de 23.622 sorocabanos faz a partir deste sábado (5) a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em meio a polêmicas que chegaram a ameaçar a realização do exame, os candidatos terão quatro horas e trinta minutos para fazer as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Neste domingo (6), o exame aplicará questões referentes a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da redação, que deverá ser elaborada junto às demais perguntas em cinco horas e trinta minutos. 
 
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, Sorocaba é a 8ª cidade do Estado de São Paulo com o maior número de inscritos no Enem, ficando atrás, fora a Capital paulista, que recebeu 364.733 inscrições, de Guarulhos (46.346), Campinas (34.421), Santo André (29.552), São Bernardo do Campo (29.165), São José dos Campos (28.119) e Osasco (27.636). Já na Região Metropolitana de Sorocaba, que abrange 27 cidades, o município representa 35,72% do total de estudantes que se inscreveram no exame.
 
NACIONAL – No âmbito nacional, São Paulo é o Estado que mais tem inscritos no Enem, com 1.404.362 estudantes que se cadastraram para a prova, o que representa 16,3% dos 8.627.195 de brasileiros que vão fazer a avaliação. Em seguida, vem Minas Gerais, com 948.545 inscritos, e Bahia, com 664.668 inscritos. Num estudo do perfil dos candidatos divulgado pelo Inep, foi divulgado que a faixa-etária entre 21 e 30 anos é que tem mais inscritos no exame (2.700.863), seguido da faixa-etária de maiores de 30 anos (1.257.576 inscritos). Jovens que têm 17 e 18 anos representam respectivamente o terceiro e quarta lugar, com 1.222.778 e 1.072.006 inscritos nessas faixas-etárias.
 
REGRAS – Para não ser eliminado na prova, o estudante deve ficar atento às regras do Enem 2016, como, por exemplo, o uso de caneta esferográfica de tinta preta e fabricada com material transparente e a não utilização de aparelho eletrônico durante as provas. Também entre as proibições estão o uso de lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares. Caso o estudante esteja portando algum destes itens, deverá depositá-los no porta-objeto, fornecido pelo fiscal do Exame nos locais de prova. 
 
IDENTIFICAÇÃO - Neste ano, haverá pela primeira vez identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas, mas não aposenta a apresentação de um documento de identidade com foto, que segue obrigatória. Pode ser apresentada a carteira de identidade, a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, as carteiras expedidas por ordens ou conselhos de classes validadas por lei, a carteira de trabalho, o certificado de reservista, o passaporte ou a carteira de habilitação.
 
Ônibus contam com
esquema especial 
 
A Urbes – Trânsito e Transportes anunciou que vai adotar um esquema especial para atender aos estudantes que farão prova do Enem 2016 neste sábado (5) e domingo (6). O setor de Transporte da empresa afirma que acompanhará a movimentação dos candidatos deixando disponíveis viagens extras sempre que necessário. O passe estudante estará liberado para uso dos inscritos no exame nos dois dias de prova.
 
Para o atendimento às faculdades e universidades da cidade, serão oferecidas viagens programadas partindo dos terminais para esses locais. Os estudantes que farão a prova na Fatec e na Unip terão ônibus saindo do Terminal São Paulo a cada oito minutos, das 10h30 às 12h38; já para quem faz a prova na Uniso (linha Cidade Universitária), haverá ônibus partindo também do São Paulo a cada nove minutos, das 10h30 às 12h36, enquanto a linha que atende à Faculdade Anhanguera no Terminal Santo Antônio terá ônibus a cada oito minutos, das 10h30 às 12h36. Em todos esses locais, haverá operações de retorno a partir das 15 horas até o final da aplicação da prova, com ônibus partindo dos pontos defronte as instituições de ensino a cada oito minutos. 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar