Domingo, 5 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< CULTURA Com bolo para araras, zoológico comemora 48 anos de existência

Publicada em 21/10/2016 às 06:39
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

 
Para comemorar os 48 anos de existência do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” nesta quinta-feira (20), um bolo feito de frutas e ração, com direito a ingredientes de todas as cores, foi dado para as araras-canindé pelas crianças que visitavam o zoo e esperaram para cantar parabéns. 
 
Segundo a técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, a bióloga Peônia Brito de Moraes Pereira, as aves foram escolhidas para representar o parque, porque 2016 foi eleito o Ano do Papagaio pela Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. “Aproveitamos para unir as duas coisas, já que a arara é da família do papagaio”, explica, enfatizando que outro motivo pela escolha foi para atrair mais a atenção dos visitantes para elas.
 
Pouco depois, foi a vez de os jabutis desfrutarem de um bolo especial. De acordo com Peônia, por serem répteis, esses animais são pouco visitados. “A ideia também é fazer com que a população volte os olhos para eles.” 
 
À tarde, para alegrar ainda mais o ambiente, houve apresentação das crianças da Camerata do Projeto Guri de Sorocaba. Em seguida, as onças-pintadas também receberam bolo. As pessoas que passaram pelo zoo participaram do tradicional “parabéns”, no auditório aberto, e ganharam um pedaço de bolo, que pesava 10 quilos. 
 
HISTÓRIA - A história do parque começou em 1916, na atual Praça Frei Baraúna, no Centro, que, até 1930, abrigou o “Jardim dos Bichos”. O local alojava, em condições precárias, algumas espécies nativas da região, como jacarés, bichos-preguiça, veados, macacos, serpentes e aves. 
 
Em 1995, os animais foram transferidos para as margens do rio Sorocaba, em recintos montados entre a Ponte da Rua XV de Novembro e a atual Praça Lions. O espaço durou até o ano seguinte, quando a família Prestes de Barros doou uma chácara ao município, na Vila Hortência. Em 20 de outubro de 1968, naquele local, a Prefeitura inaugurou o zoológico e o Museu Histórico Sorocabano. 
 
O Parque situa-se na Rua Theodoro Kaisel, 883, funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, e a programação de aniversário segue até novembro. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar