Area Administrativa
Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

teste

buscar

<< REGIÃO Saúde de Votorantim realiza eventos para marcar Outubro Rosa

Publicada em 06/10/2016 às 07:51
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Teve início nesta terça-feira (4), com uma caminhada e palestra com nutricionista na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Itapeva, a programação preparada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votorantim, para marcar o Outubro Rosa, evento este realizado anualmente também no Município. O objetivo é a prevenção do câncer de mama, orientação e conscientização sobre a importância do auto-exame, levando informações para que as mulheres estejam atentas ao autocuidado e busquem atendimento ao menor sinal suspeito.
 
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, as ações realizadas durante o mês de outubro em Votorantim vão reforçar o autocuidado, lembrando as mulheres que devem dar maior importância em fazer o auto-exame. Esse cuidado, aliado à consulta regular ao médico, busca por orientação e avaliação periódica ou sempre que necessária, são cuidados que as mulheres devem incorporar como hábito em suas vidas.
 
Segundo a Pasta ainda, as taxas de cura do câncer de mama aumentam quanto mais cedo é feito o diagnóstico. Nas unidades de saúde votorantinenses, a programação segue até o dia 28. Cada uma delas organizou suas atividades e estará com toda equipe engajada, com a proposta de abordar o câncer de mama e sua prevenção com as mulheres. 
 
TESTES RÁPIDOS DE SÍFILIS, HIV E HEPATITE – Por outro lado, os médicos e enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde de Votorantim estão sendo capacitados pela Secretaria Municipal de Saúde em curso que visa ensinar a realizar o teste rápido de várias doenças sexualmente transmissíveis. Começou na semana passada e termina nesta quinta-feira (5).
 
O teste rápido será oferecido em toda rede a partir do mês que vem e tem por objetivo identificar a sífilis, HIV e hepatites C e B. Será realizado, principalmente, no período de pré-natal. “Se identificada e tratada logo no início, conseguimos, por exemplo, impedir que a sífilis chegue à criança”, explica a enfermeira e responsável pelo SAE/DST (Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Sexualmente Transmissíveis) de Votorantim, Maria Gorete Martins Marques. Segundo ela, ainda há muita incidência de sífilis em gestantes. Causada pela bactéria Treponema palliduam que, após a infecção inicial, pode permanecer no corpo por décadas até se manifestar novamente, a sifilis é silenciosa e transmitida pelo contato sexual. A bactéria entra no corpo por pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas.
 
Maria Gorete também revelou que os casos de HIV estão crescendo, sobretudo entre os jovens, no Município. “Observamos que, nos últimos anos, houve uma mudança no perfil dos jovens. Hoje eles estão fazendo uso de álcool e outras drogas muito cedo e isso leva à prática de sexo sem proteção”, conta. “Não falta informação. Falta consciência”, assevera.
 
Com a capacitação dos profissionais da Rede Municipal de Saúde, todas as unidades de Votorantim estarão aptas a realizar os testes, de graça, a partir de novembro, de segunda à sexta-feira.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar