Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< REGIÃO Alumínio tem evento ambiental marcando o Dia da Árvore

Publicada em 20/09/2016 às 06:54
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Buscando a conscientização e a reflexão sobre a relação do homem com o Meio Ambiente, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), através do seu Programa de Educação Ambiental (PEA), preparou um ciclo atividades em comemoração ao Dia da Árvore (21). As inscrições para participar das ações devem ser feitas por meio do e-mail danila.miranda@vmetais.com.br ainda hoje (20). As vagas são limitadas a 50 pessoas. 
 
Dividido em dois dias, o ciclo de atividades em comemoração ao Dia da Árvore fomentará, no município de Alumínio, o debate sobre a possibilidade de produzir sem danificar as florestas ou entrar em conflito com a preservação ambiental. O primeiro dia de atividades nesta quarta-feira (21) será no Centro de Vivência Ambiental da própria CBA, com um ciclo de palestras voltado à comunidade, professores da rede pública de ensino, universitários, sindicais rurais e interessados no tema da região de Sorocaba. 
 
A programação conta com cinco palestras, realizadas através do Programa de Ensino Ambiental. A primeira, abrindo o circuito, ministrada pelo coordenador de Sustentabilidade da empresa Reservas Votorantim, João Francisco Clemente Júnior, abordará o tema “Meio Ambiente: Integração Ambiental, Econômica e Social”, que visa reforçar o posicionamento corporativo, no que tange à agenda de responsabilidade socioambiental, frente ao público interno e às comunidades de entorno. “Estabelecer compromissos centrados em um eixo de sustentabilidade pressupõe, antes de mais nada, a configuração de uma agenda temática e sua inclusão no cotidiano empresarial. Participar de um evento como este possibilita o direcionamento de esforços nestas duas frentes. Temos, então, uma oportunidade para ampliar a maturidade para consolidar conceitos importantes e colocá-los, de imediato, em prática”, explica João Francisco. 
 
Na sequência, o diretor da empresa Canoinhas, Gilson José Pedrassani, fala sobre a importância do uso da tecnologia VANT e do uso de drones no monitoramento e recuperação de áreas degradas. O cronograma conta ainda com a apresentação da agrofloresta em consórcio com a pecuária como alternativa ao desmatamento, realizada pela doutoranda da UFSCar, Carina Corrêa. Haverá também uma palestra sobre o Programa Colmeias, iniciativa sustentável da Fibria em parceria com os produtores apícolas, que fomenta o uso de florestas plantadas e nativas para a produção de mel. A apresentação será feita pela analista de Sustentabilidade da Fibria, Ludmila Garrosino da Costa. 
 
Finalizando o circuito de palestras, a supervisora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da empresa Ilhara, Giovana A. de Campos, debate sobre o uso de defensivos agrícolas e os cuidados na hora do descarte para minimizar os impactos ao meio ambiente. Para encerrar as atividades do primeiro dia da programação, será realizado o plantio simbólico de mudas vegetação nativa no CVA. 
 
SEGUNDO DIA – Já o segundo dia trará, na quinta-feira (22) duas atividades voltadas a públicos diferentes. A primeira, um minicurso de técnicas de compostagem, pode ser considerada um tipo de reciclagem do lixo orgânico - aberto ao público, ministrado pela doutoranda da UFSCar Mariana Santos Leal. A segunda, voltada ao grupo de escoteiros Bandeirantes, da cidade de Alumínio, prevê o plantio de 150 mudas de vegetação nativa. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar