Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< COTIDIANO Festival de Robótica atrai 5 mil ao Parque Tecnológico Segunda edição na cidade, evento conta com 1.100 participantes

Publicada em 03/09/2016 às 23:34
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Fernando Rezende)
 
O Parque Tecnológico sediou a segunda edição do Festival da Robótica no Centro de Convenções durante todo o dia deste sábado (3). O evento atraiu aproximadamente cinco mil pessoas de 26 diferentes cidades do Estado de São Paulo, como informou o diretor da empresa responsável pelo festival, Daniel Lorenti.
 
“É um Festival de Rebótica que reúne times de todo o Estado de São Paulo para falar sobre tecnologia; eles fazem robôs e o desafio é lançado na hora. Após o desafio para solucionar problemas da vida real, os participantes são convidados a criar esses robôs e fazer a disputa na mesa em um tempo específico; quanto mais missões conseguirem fazer, maior a pontuação.” Ao todo, foram 1.100 participantes, das quais 500 pertenciam a times que enfrentaram o desafio.
 
Segundo o diretor, a importância deste Festival é levar crianças e jovens a  aprenderem que a tecnologia faz parte do cotidiano. “Desde crianças, eles já se acostumam a criar tecnologia, independente da profissão que escolham; é importante dizer que a gente não direciona os alunos para serem engenheiros, porque a gente pode criar tecnologia, que é sinônimo de coisas novas, independente da profissão”, explicou. 
 
O objetivo foi despertar o interesse dos alunos para temas como ciência e tecnologia. O Festival da Robótica também contou com oficinas de Robótica, mostra de robôs, assim como competição nos moldes do Torneio "First Lego League" (FLL). A iniciativa ainda visou ao fortalecimento da capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico.
 
Kauã Felipe Nunes de Azevedo, 10 anos, ficou sabendo do evento por meio do tio, e estava animado com as exposições. “Meu tio foi quem me falou; ele veio aqui faz tempo; eu gosto de tecnologia. Vim para ver as exposições e participar das atividades.” Já os estudantes Andrew Augusto Leonel, 11 anos, e José Roberto dos Reis Mota, 10 anos, estiveram no festival com o colégio. “A gente ficou sabendo pela escola e viemos com ela”, afirmou Leonel. “A gente gosta muito de tecnologia, sempre gostamos, não vamos participar das atividades, mas assistir, estamos gostando”, disse Mota.
 
O Festival da Robótica terminou por volta das 18 horas e transcorreu em um só dia por conta das 26 cidades do Estado de São Paulo. “A gente aperta o evento para caber tudo em um dia para fazer a logística”, explicou o diretor Daniel Lorenti.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar