Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< POLÍCIA Aeronave equipada para salvar vidas e encontrar criminosos

Publicada em 28/08/2016 às 06:54
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Arquivo DS Fernando Rezende)
Já faz 32 anos que o Estado de São Paulo conta com o uso de helicópteros no combate ao crime. A Polícia Militar de SP comemorou o 32° aniversário do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe) da PM, na manhã do dia 15 de agosto, no Campo de Marte, zona norte da Capital paulista. Faz seis anos que Sorocaba tem o seu próprio helicóptero.
 
A base sorocabana, que funciona no Aeroporto Municipal "Bertram Luiz Leupolz" (Jardim Aeroporto), conta com equipamentos como farol de busca, cesto para salvamento, maca de montanha, triângulo de evacuação e instrumentos para combate a incêndio. Há também uma cabine de treinamento, desenvolvida para médicos, enfermeiros e policiais que atuam no Águia. O Grupamento Aéreo possui outras 10 espalhadas pelo Estado, uma delas na Capital e nove no interior. 
 
No dia 2 deste mês, uma operação da Polícia Civil com a Polícia Militar e Bombeiros fez buscas, com o uso do Águia, entre Sorocaba e Porto Feliz, na tentativa de achar o motorista Gilberto Teles de Souza, 47 anos, que tinha desaparecido há mais de um mês enquanto fazia uma entrega de equipamentos hospitalares. Os Bombeiros e o Águia fizeram buscas nas margens do rio Sorocaba na rodovia Emerenciano Prestes de Barros, perto da entrada de Porto Feliz.
 
Outro caso recente e importante aconteceu no dia 8 de junho, quando foi acionado para transplantar um pulmão da Santa Casa de Itu ao Instituto do Coração do Hospital das Clínicas em São Paulo. A ação ocorreu em aproximadamente 35 minutos; o mesmo trajeto feito por uma ambulância, levaria cerca de uma hora e meia. Esse tipo de missão recebe tratamento especial pelos órgãos de controle do espaço aéreo, com prioridade em operações de pousos e decolagens. A integração da Polícia Militar nesse sistema coordenado pela Central de Transplantes já possibilitou 32 transportes de órgãos humanos bem-sucedidos em 2016.
 
 
Equipamentos de última geração
 
O Águia 18 da corporação em Sorocaba é um helicóptero modelo Esquilo AS-350-B2, tem capacidade para seis pessoas e é equipado com rádios digitalizados, que permitem a comunicação sem o risco de interceptação; ‘Moving Map’, um pequeno computador a bordo da aeronave, que fornece mapas e cartas de rotas de um município; farol de busca para localização de pessoas durante à noite; guincho para salvamento, maca para salvamento em altura, cordas e ganchos, próprios para resgate; esqui com degrau estendido; plataforma com degrau para embarque e desembarque de tripulantes com maior segurança; e GPS Garmin, um identificador de coordenadas de alta definição. No total, 78 municípios estão sendo atendidos pelo Águia 18 cobrindo uma extensão de pouco mais de 40 km², onde residem 2,88 milhão de pessoas. A aeronave foi recebida na cidade há seis anos, no dia 10 de agosto de 2010.
 
 

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar