Sexta-Feira, 5 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< SAÚDE Mais cinco pacientes deixam o 'Vera Cruz' Moradores foram levados para Residência Terapêutica, na Capital paulista

Publicada em 11/08/2016 às 06:43
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Secom/PMS)
Cinco internos do Polo de Desintitucionalização “Vera Cruz” receberam alta médica e foram levados para a Residência Terapêutica de Capela do Socorro (SP), ontem. Eles são os primeiros dos 61 paulistanos internados em Sorocaba a ser transferidos para a Capital. Os pacientes, três homens e duas mulheres, foram encaminhados à nova moradia por profissionais da Secretaria da Saúde. Assim que o veículo estacionou, houve aproximação dos demais moradores, já que todos queriam despedir-se e ajudar com as malas. 
 
Porém a despedida começou na terça-feira (9), quando fizeram as malas e compraram material de higiene, com o auxílio da equipe técnica da unidade. A assistente social Samanta Tunuchi explica que o trabalho de orientação dos moradores é contínuo. “Nesses casos, passamos o prontuário e todos os cuidados necessários a determinado paciente à equipe do Caps e da desinstitucionalização do município para onde ele está sendo encaminhado”, conta.
 
Internada há 25 anos, Delzita Gomes da Silva, 57 anos, estava no “Vera Cruz” desde 2014. Ela só aceitou receber alta desde que pudesse levar seus dois cães de estimação, o Bruno e a Chanel. Para tanto, os dois animais foram colocados em caixas de transportes específicos para cães, e seguiram viagem. Já Claudinéia de Jesus, 47 anos, que passou 30 anos internada, estava muito emocionada e abraçou a todos. Ela também levou para a nova casa várias malas cheias de pertences.
 
Ainda ganharam um novo lar, Antônio Cardoso, 66 anos, que passou 35 anos internado, Lauro da Silva, de 64, também internado por 35 anos, e Walter Vieira, 51 anos, paciente em hospitais psiquiátricos há 25 anos. Com a ida desses moradores, o "Vera Cruz" conta agora com 403 moradores, de 94 cidades, incluindo dez de outros Estados, como Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A cidade de Sorocaba conta com 111 pacientes no polo local de desinstitucionalização. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar