Terça-Feira, 7 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< EDITORIAL O sagrado direito ao voto

Publicada em 09/08/2016 às 06:23
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Desde já, quando todos os partidos definiram seus candidatos à Prefeitura e à Câmara Municipal para as eleições de 2 de outubro, os eleitores sorocabanos devem começar a atentar para as propostas de todos eles, na expectativa de exercer o seu direito ao voto da melhor maneira possível, sem qualquer tipo de intermediação. Dentro do espaço que se oferece ao povo, em meio aos casuísmos que ainda campeiam em nossa legislação, ainda assim há que se louvar e destacar a oportunidade do próximo pleito como firmação do sagrado direito ao voto. Somente através de eleições populares é que a democracia haverá de se fortalecer entre nós. É pelo exercício do voto consciente que sempre será possível separar o joio do trigo, o certo do duvidoso, o honesto do demagogo, a verdade da mentira. 
 
Por isso mesmo, todos os brasileiros devem defender todas as eleições livres e diretas, preparando-se, também, para votar de maneira consciente. Ninguém deve esquecer que a grande revolução válida em todos os seus princípios é aquela que se faz através do voto. Revolução que deve ser consciente em todos os sentidos e com base na sinceridade de propósitos. Aliados a esses pressupostos, o que importa é o respeito pleno à vontade do eleitor, seja qual for o resultado do pleito, desde que todas as regras tenham sido respeitadas plenamente, sem mentiras, sem compra de votos e sem corrupção. Fora isso, a vontade popular não admite qualquer tipo de tutela ou de casuísmo, desfigurando-lhe o mérito e o  conteúdo.                                           
 
Uma eleição sempre é a grande revolução válida. É a revolução pelo voto consciente, respeitando-se todos os parâmetros da democracia, garantindo-se aos eleitos o direito mínimo de tomarem posse para os cargos a que foram escolhidos pelo povo. É o grande pressuposto democrático, o resultado mínimo que se espera de um pleito. O aspecto político-partidário e ideológico é a grande opção que se oferece a cada político e a cada eleitor. 
 
Destacando-se, portanto, a importância deste pleito para o futuro da cidade, é que se concita a que o povo veja bem o quadro político do momento que a cidade vive. Veja e analise quem são os candidatos, suas propostas e a vontade que devem ter para trabalhar por Sorocaba. O importante é que sejam eleitos homens  e mulheres que possam oferecer à cidade dias melhores para toda a nossa população.                                   
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar