Domingo, 16 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< EDUCAÇÃO Pesquisa desenvolvida na UFSCar ocupa primeiro lugar em ranking científico

Publicada em 02/08/2016 às 06:54
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O trabalho "Synthesis and characterization of hydrogels from cellulose acetate by esterification crosslinking with EDTA dianhydride", desenvolvido pelo pesquisador André Senna sob a orientação do professor Vagner Botaro, do Departamento de Física, Química e Matemática do Câmpus Sorocaba da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), ocupa desde 2014 a primeira colocação no ranking científico BioMedLib. Após meses de trabalho no Campus Sorocaba, a pesquisa resultou em um material biodegradável – hidrogel –, que tem a capacidade de absorver grandes quantidades de água e possui potencial de aplicação em vários segmentos, como a absorção e recuperação de metais pesados em efluentes industriais, abrandamento de águas duras (água com excesso de cálcio, magnésio e ferro) e usos na agricultura.
 
De acordo com Senna, o hidrogel desenvolvido é inédito na literatura científica e tem chamado a atenção de muitos pesquisadores ao redor do mundo. “A nossa descoberta foi publicada em artigo na revista Carbohydrate Polymers em 2014 e, desde então, ocupa a primeira colocação no ranking científico BioMedLib”, conta o pesquisador. A primeira colocação no ranking indica que o artigo tem sido o mais consultado por cientistas de todo o mundo que atuam na área de química e aplicações de hidrogeis.
 
O BioMedLib oferece um serviço de busca e classificação de artigos científicos tendo por base o acervo da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e do banco de dados da Medline, ou seja, um acervo de mais de 20 milhões de artigos. “O ranking indica quais artigos são os mais acessados dentro desse universo. Estarmos em primeiro lugar na área de química e aplicações de hidrogeis mostra a qualidade da pesquisa que realizamos no Campus Sorocaba e é motivo de orgulho para a nossa comunidade científica”, comemora o professor Vagner Botaro. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar