Quinta-Feira, 9 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< AGENDA CULTURAL Museu sobre Rodas já está no Parque Campolim e traz história das Olimpíadas

Publicada em 22/07/2016 às 06:33
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Fernando Rezende)
Os sorocabanos já podem visitar o Museu sobre Rodas Itinerante “Se Prepara Brasil” para conhecer os acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê dos Jogos Rio 2016, esquentando o início em 5 de agosto dos Jogos Olímpicos no Brasil. A carreta que o acolhe e vem percorrendo todo o País está estacionada desde ontem no Parque Campolim, onde permanece aberta à visitação pública até este sábado (23), das 10 às 19 horas. A entrada é gratuita.
 
O espaço é dividido em cinco seções: história olímpica, os esportes olímpicos, história olímpica brasileira, curiosidades olímpicas e Rio 2016. O superintendente comercial da Bradesco Seguros, responsável pela montagem do Museu sobre Rodas como patrocinadora oficial das Olimpíadas do Rio de Janeiro Clayton de Carvalho, afirma que quem for visitar a inusitada carreta encontrará um acervo rico em objetos que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos. “Quem vier encontrará por aqui muita coisa bacana. Tem todo um aparato e temos, por exemplo, o quimono da Sarah Menezes, também temos a camisa do Giba e medalhas de todo o período. A gente tem um objeto representando cada Olimpíada”, contou ao DIÁRIO.
 
Carvalho informou ainda que o Museu sobre Rodas Itinerante “Se Prepara Brasil” oferece acessibilidade a todos que quiserem visitar o local. “Temos elevador, leitura em braile, enfim, todo aparato necessário. É para todos participarem e trazerem a família e filhos”, asseverou. 
 
CONHECENDO DE PERTO AS OLIMPÍADAS - Conhecer a história das Olimpíadas de perto é de muita importância para todos, insiste Carvalho, frisando que elas representam a união dos povos. “É extremamente relevante trazer a família, porque é um incentivo, principalmente para a garotada, para o pessoal jovem, conhecer essa bonita história olímpica. É bacana prestigiar”, finalizou o representante da Bradesco Seguros.
 
Conhecendo pela primeira vez o acervo, o engenheiro Luiz Antônio Andrade gostou do que viu, elogiando ainda a apresentação do Museu. “Mostra desde o princípio da era moderna das Olimpíadas até os dias de hoje, com a preparação da Rio 2016. Então, mostra todo o movimento, avanços, mudanças e principalmente a evolução da parte olímpica, tanto social, como esportiva”, afirmou. Entre todos os objetos ali expostos, a seção das medalhas chamou a atenção do engenheiro: “É uma parte bem interessante, porque mostra todo o esforço que os atletas estão perseguindo. Não é só querer aparecer propriamente, mas o orgulho de vencer representando a Nação”, destacou.
 
O Museu sobre Rodas Itinerante “Se Prepara Brasil” percorre 45 cidades de todo o País em dois ônibus, fazendo um percurso de 30 mil quilômetros. Após Sorocaba, a carreta segue para Santos. Sua última parada é no Rio de Janeiro, para a abertura das Olimpíadas, no início de agosto.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar