Sexta-Feira, 3 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< AGENDA CULTURAL Celebrações especiais marcam 90 anos da Paróquia do Bom Jesus

Publicada em 22/07/2016 às 06:31
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Fernando Rezende)
 
A  Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos, sediada nos altos da rua Coronel Nogueira Padilha, em Vila Hortência, e dirigida desde os anos 40 pelos Padres Franciscanos, prepara um vasto programa religioso e social para as próximas semanas ,marcando a passagem do 90º aniversário de sua instalação. As celebrações terão seu ponto alto no dia 6 de agosto, sábado, festa litúrgica da Transfiguração do Senhor, quando também é comemorado o dia do excelso Padroeiro, o Senhor Bom Jesus dos Aflitos.
 
Foi a Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos a primeira criada na cidade após a instalação do Bispado de Sorocaba, a 1º de janeiro de 1925 – até então uma única paróquia abrangia todo o Município, a Paróquia de Nossa Senhora da Ponte, transformada em Catedral. Data sua ereção canônica de 1926, por ato do primeiro bispo dom José Carlos de Aguirre, que a entregou primeiramente aos cuidados pastorais de sacerdotes do clero secular, o último deles o então jovem padre Luiz Castanho de Almeida, o nosso historiador Aluísio de Almeida, que ali permaneceu até adoecer e ter que se retirar do ministério.
 
Uma carreata neste sábado (23) abre, então, essas comemorações jubilares. O ponto de encontro será às 8 horas junto à capela da Comunidade de Santa Cruz, no bairro da Caputera. Percorrerá trecho da Rodovia Raposo Tavares e, depois de acessar o final da avenida Cel. Nogueira Padilha, adentrará por várias ruas e avenidas secundárias que constituem o território paroquial, até chegar à igreja matriz do Bom Jesus, onde haverá Hora Santa e bênção às chaves dos carros. Como gesto concreto, a organização pede a doação de alimentos não perecíveis destinados às famílias em dificuldade assistidas pela Promoção Social.
 
De 25 a 30 de julho, haverá na Paróquia jubilar a Semana das Missões, como missa do envio das equipes missionárias no domingo (243), às 19h30.
 
NOVENA DO PADROEIRO – Por outro lado, de 29 de julho a 6 de agosto, acontece a Novena do Padroeiro, sempre na missa das 19h30 da Matriz do Bom Jesus dos Aflitos. Os temas serão “Bom Jesus: Misericórdia do Pai – Nossa vida e ressurreição” (dia 29), “Bom Jesus: Fonte de amor e misericórdia” (dia 30), “Bom Jesus, caminho que conduz às riquezas do Reino” (domingo, dia 31), “Bom Jesus: Pão partilhado que sustenta a nossa vida” (dia 1º de agosto), “Bom Jesus: Rosto da misericórdia – Sede nossa esperança” – Festa da Porciúncula – Perdão de Assis (dia 2); “Bom Jesus: A Fé em Vós nos fortalece” (dia 3), “Bom Jesus: Dá-nos conhecer cada vez mais seu Reino” (dia 4), “Bom Jesus: Mestre do amor e da misericórdia” – Dia Nacional da Saúde e4 entrega de óleo bento aos fiéis (dia 5) e “Bom Jesus, transfigura-nos com sua misericórdia” no nono dia da Novena, no sábado 6 de agosto, com missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.
 
Já no domingo, dia 7, a programação comemorativa aos 90 anos da Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos prevê a missa festiva de encerramento, precedida de Procissão do Padroeiro, com concentração e saída às 17 horas da frente do Ginásio Municipal de Esportes, com destino à Matriz.
 
O pároco atual do Bom Jesus é o frei Benedito Gonçalves, OFM. O Jantar do Padroeiro, também tradicional na Paróquia, será dia 30, sábado, das 20 às 24 horas, com animação da Banda New York. Convites à venda na Secretaria Paroquial e na Sala do Dízimo.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar