Quarta-Feira, 3 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< AGENDA CULTURAL Maquetes artísticas retratam cenários do Brasil e do mundo

Publicada em 20/07/2016 às 06:46
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Divulgação)
O Espaço Cultural Pátio Cianê Shopping sedia a partir desta quarta-feira, 20 de julho, a 7 de agosto a exposição “Oito Estações”, apresentando uma surpreendente viagem ao mundo das artes em maquetes. Seja da ilha de Santorini, na Grécia, à enigmática Veneza (Itália), ou ainda das favelas suburbanas para o belíssimo Nordeste brasileiro, as obras vão do lixo ao luxo e revelam uma magnífica riqueza de detalhes.
 
Trata-se de uma mostra muito especial no repertório do artista, por marcar seu retorno às exposições individuais após um período de 11 anos. Além disso, retrata o encerramento de um ciclo de trabalho, cujas criações foram inspiradas em mundos fantasiosos, inexistentes, mágicos e surreais, já com interesse no cinema. Assim, “Oito Estações”, como definem os curadores da mostra, trata-se de um verdadeiro convite a reviver o processo criativo e de estudos executado pelo artista nos últimos 30 anos, sempre com muita maestria e genialidade.
 
“Foram necessários três anos de dedicação e preparação assídua para que oito obras fossem criadas para esta exposição. Os lugares retratados em cada uma das maquetes foram escolhidos aleatoriamente, de acordo com um leque de opções que havia sobre inúmeras possibilidades. Mas como era preciso uma unidade, os lugares ou cidades citadas nas obras são de exclusivo gosto pessoal, que fazem parte de um desejo de conhecer de perto, como a Ilha de Santorini, na Grécia, e Veneza, na Itália. Mas também preparamos um retrocesso às raízes sertanejas e à vida no campo, da qual é oriunda nossa família e, certamente, a família de como de boa parte do público que visitará a exposição”, resume, de sua parte, o artista plástico sorocabano, acrescentando ainda que “a série `Lembranças Sertanejas´ é um convite a viajar pelo cenário campestre e saudosista de um mundo à parte. Pitoresco e fiel as suas características mais marcantes”.
 
VIAGEM PELO MUNDO DAS MAQUETES - “Oito Estações” é uma viagem ao mundo das artes em maquetes. Por ela será possível ir de Santorini a Veneza, de Paraty ao Nordeste, do lixo ao luxo, em apenas alguns passos, observando atentamente as técnicas utilizadas em vários perfis de trabalho e, sobretudo, de como as riquezas de detalhes chamam muito a atenção.  
 
As maquetes artísticas, aliás, sempre foram uma grande paixão para Santiago Ribeiro, além de um incentivo a uma constante evolução no mundo das artes visuais. Nascido em Sorocaba, ele construiu sua primeira maquete aos 6 anos de idade e, desde então, se dedica a captar (de forma fiel e autêntica) uma veracidade tão coerente e verossímil que, muitas vezes, se confunde com a própria realidade da obra representada. “O talento de criar maquetes reside na capacidade de enxergar o mundo de diferentes formas e de destacar aquilo que, para muitos, pode passar despercebido”, exprime-se Santiago.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar