Terça-Feira, 7 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< EDITORIAL Movimento pela saúde

Publicada em 20/07/2016 às 06:26
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

 
Não deixa de ser bastante oportuno e necessário o encontro que terá lugar no Parque Tecnológico de Sorocaba, no dia 28 deste mês, ocasião em que estará em pauta a discussão de problemas em busca de soluções para que o atendimento à saúde possa melhorar na cidade. Conforme o DIÁRIO publicou em sua edição de ontem (19), estamos falando do lançamento do Hacking Health, movimento de origem canadense que engloba profissionais de saúde, empreendedores, designers e profissionais de tecnologia preocupados em repensar o sistema de saúde e tentar encontrar soluções para muitos obstáculos que afetam essa área.   
 
Neste momento, por exemplo, diante da anarquia econômica, política e social que toma conta do Brasil, já se fala na possibilidade de um próximo colapso no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência de novos cortes que o governo federal pode fazer no setor da saúde. Basta lembrar que a crise nas contas do governo já implicou no contingenciamento de R$ 5,5 bilhões do Ministério da Saúde para este ano. Apesar de ser um despropósito um novo corte, é o que poderá acontecer para agravar ainda mais a situação.            
 
Levando-se em conta que há muito que se fazer para que a saúde possa melhorar muito mais não só em Sorocaba, mas também em todo o Brasil, é importante que novas ideias sejam colocadas em prática no sentido de garantir a todos o acesso a um direito que é assegurado pela Constituição. Pelas informações que temos, poucas ideias merecem o reconhecimento de profissionais da saúde como o trabalho desenvolvido pela Hacking Healt Global, movimento que é aberto a todas as instituições públicas, privadas e a pessoas ligadas à área da saúde. Diante do caos que ocorre neste setor em todo o País, é preciso arregaçar as mangas em torno de um serviço tão essencial à população. É exatamente isso que a Hacking Healt se propõe a fazer em Sorocaba em parceria com a administração municipal e todos os demais segmentos da sociedade que possam colaborar com essa iniciativa.                                                 
 
Conforme já foi divulgado, o que chamou a atenção desse movimento para Sorocaba é o fato de a cidade contar com uma série de atividades que atuam na área da saúde, como fabricantes de equipamentos médico-hospitalares e importantes hospitais e universidades, a exemplo da PUC-SP e do Banco de Olhos, que já desenvolvem um trabalho reconhecidamente dos melhores.                 
 
Não há como negar que a área da saúde precisa ser repensada com urgência para desafogar as emergências nos hospitais e racionalizar a assistência básica. E é para colaborar com isso, juntamente com a Inova Sorocaba, que a Hacking Healt está chegando a Sorocaba. Todos os segmentos da cidade que puderem colaborar com essa iniciativa não podem deixar de fazê-lo, contribuindo, dessa maneira, para o enfrentamento dos graves problemas que transformam a saúde num verdadeiro calvário para os brasileiros em geral.         
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar