Sábado, 6 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< AGENDA CULTURAL Pastoral do Menor realiza `Férias Olímpicas´ para prevenir ociosidade

Publicada em 19/07/2016 às 05:57
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Serviço de Fortalecimento de Vínculos da Pastoral do Menor/Associação Bom Pastor, que atende crianças em situação de venerabilidade social de 6 a 11 anos, realizou, entre os dias 5 e 15 deste mês.as `Férias Olímpicas´,  com o objetivo de:prevenir a ociosidade das crianças no período das férias escolares; Houve atividades diárias nos núcleos da Pastoral do Menor do Habiteto, Parque São Bento, Jardim Nova Esperança, Ipiranga, Manchester, Brigadeiro Tobias, Parque das Laranjeiras, Cajuru, Aparecidinha, Esmeralda, Jardim. Sueli e Santo André, envolvendo perto de 750 crianças. Entre outros objetivos do projeto, estiveram ainda evitar a permanência dessas crianças nas ruas durante o período de férias escolares, expostas à violência urbana, assim como promover através do esporte e dos jogos a reflexão e a vivência de valores como a cooperação, a lealdade, a honestidade, a justiça e o bem comum, importantes para formação integral das crianças.
 
As atividades de todos esses dias de `Férias Olímpicas´ da Pastoral do Menor envolveram disputas nas modalidades de corrida, futebol, circuito e brincadeiras infantis tradicionais.
 
ENTREGA DE CERTIFICADOS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES – Por outro lado, no dia 7 de julho, no Parque Tecnológico, ocorreu o evento de entrega de certificados de cursos profissionalizantes realizados pela Pastoral do Menor de Sorocaba/Associação Bom Pastor para 261 adolescentes. Os adolescentes participam do projeto de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, e do Projeto Jovem, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
Os cursos ministrados foram de Auxiliar Administrativo, Como Falar em Público, De Vendedor a Consultor em Vendas, Preparo de Bebidas Não Alcoólicas, Design de Sobrancelhas, Leitura e Interpretação de Desenho, Metrologia, Capacitação em Logística e Sistema Toyota de Produção. Participaram adolescentes atendidos pela Pastoral do Menos nos bairros Ana Paula Eleutério, Parque das Laranjeiras, Júlio de Mesquita, São Bento, Cajuru, Santo André, Brigadeiro Tobias, Vila Helena, Aparecidinha, Jardim Nova Esperança e Parque Esmeralda.
 
A Pastoral do Menor, aliás, não limita sua atividade a qualificar os jovens para o mercado apenas com conteúdos teóricos; oferece também atividades que focam a auto-estima, a saúde, a vida escolar, a família e a cidadania, com visitas monitoradas às empresas e encaminhamento para seleção de pessoal nas empresas. A entidade promove também o acompanhamento do adolescente e de seus familiares desde que ele é matriculado no projeto. São feitas visitas periódicas às famílias, reuniões e intervenções visando estreitar o vinculo e fortalecer as famílias. O serviço ocorre nos territórios onde os adolescentes moram. A Pastoral está próxima igualmente de questões como desemprego, violência doméstica, violência urbana e fome. “Isso facilita o acompanhamento dos adolescentes e as abordagens que são feitas com as famílias”, afirma a coordenadora dos projetos jovens da Pastoral do Menor, Maria de Lourdes, destacando que é preciso continuar dando oportunidades e apostando na juventude.
 
O coordenador geral da Pastoral do Menor em Sorocaba, José Roberto Rosa, foi o mestre de cerimônias do evento, deixando a manhã mais descontraída. “Este evento reunindo tantos jovens, com depoimentos tão positivos e sabendo que alguns já foram encaminhados para o mercado de trabalho e hoje estão com carteira assinada, renova nosso ânimo para continuar lutando na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Vale a pena botar fé na juventude“, afirmou José Roberto Rosa.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar