Quarta-Feira, 3 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< AGENDA CULTURAL Tradição, japoneses limpam Parque Kasato Maru para festa

Publicada em 17/07/2016 às 07:15
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Fernando Rezende)
Como tradição, simbologia e preparação para receber o público da oitava vez na Festa Japonesa de Sorocaba, cerca de 60 japoneses, integrantes da União Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Ucens) e parceiros de entidades, recolheram folhas, lixo e todo tipo de sujeira espalhado pelo Parque Kasato Maru, no Campolim, lugar da tradicional festa.
 
Segundo o coordenador do evento, Graciano Simões Oikawa, a festa japonesa surgiu a partir da inauguração do parque em 2008. “Em comemoração ao centenário, para que a praça não ficasse apenas uma praça e fosse alguma coisa que a gente lembrasse todo ano, decidimos fazer a festa, e hoje já está em sua oitava edição.” Oikawa ainda explica que o evento é feito pela colônia, conta com o apoio da Prefeitura e atualmente já consta no calendário do município. “A festa está no calendário para a terceira semana de julho, só que, devido à passagem da Tocha neste ano, a gente teve de fazer alteração para a quarta semana”, explica o coordenador.
 
Oikawa conta que em todo ano, faltando uma semana para a festa, é feita a preparação do local. “Como a gente não consegue fazer a limpeza durante a semana, porque todo mundo trabalha, fazemos uma semana antes. A nossa ideia é limparmos o parque para receber o público”, conta.
 
A 8ª Festa Japonesa de Sorocaba será no próximo fim de semana. No sábado (23), vai das 12 às 21 horas e no domingo (24) das 12 às 20 horas, no seu término. Conta com a participação de 14 entidades com barracas de comidas típicas e produtos japoneses, como futons, objetos e roupas. A programação, que é gratuita, também inclui shows musicais, culinária oriental, tambores, danças e bazaristas.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar