Terça-Feira, 20 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< CULTURA Sorocabano tem poesia selecionada em concurso nacional

Publicada em 09/07/2016 às 21:49
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O professor, historiador, escritor e poeta sorocabano Carlos Carvalho Cavalheiro teve uma sua poesia selecionada entre as 100 melhores do 5º Concurso Literário "Pague Menos", competição de caráter nacional promovida anualmente pela rede de farmácias Pague Menos. A participação no concurso se deu por meio de inscrição via Internet, com tema específico: "Quem acredita cresce". As inscrições, encerradas em 31 de março, tiveram a participação de poetas de todas as regiões do Brasil.
 
Dez poesias foram selecionadas e serão premiadas em evento especial, que divulgará o resultado final do concurso; outras 90 poesias, contabilizando então um total de 100, farão parte de uma coletânea do 5º Concurso Literário. Cada autor receberá cinco exemplares da coletânea.
 
Carlos Carvalho Cavalheiro trabalha como professor de História em Porto Feliz e participa ativamente da vida cultural dessa cidade e de Sorocaba, onde reside.  Este ano, já teve uma poesia selecionada para o projeto "Pé de Poesia", no qual os poemas foram impressos em placas que foram afixadas em árvores de praças de Salvador, Bahia. Recentemente, teve ainda poesia sua selecionada num outro concurso também de caráter nacional, que fez parte da coletânea "Poesia Livre - 2016 - Concurso Nacional de Novos Poetas", realizado pela Editora Vivara.
 
Esta é, assim, a terceira vez este ano em que o poeta tem um seu trabalho selecionado numa competição. "É gratificante ter um trabalho selecionado, pois esses concursos servem para testarmos o nosso trabalho, dar visibilidade a ele e também nos aprimorarmos", comenta Carlos Cavalheiro, que lembra o fato de ter participado em 2015 da quarta edição desse concurso das farmácias Pague Menos e não ter sua poesia nem selecionada. A partir daí, foi aprimorando seu trabalho e, como resultado, teve agora su poesia selecionada. "Quem sabe na sexta edição a poesia, além de selecionada, será também premiada?", brinca o poeta.
 
A Cerimônia de Premiação acontecerá no dia 23, às 16 horas, no 11° Encontro de Mulheres Pague Menos e poderá ser assistida ao vivo por transmissão via Internet. 
 
 
 
 
“Quem acredita cresce”
 
                                       Carlos Carvalho Cavalheiro
 
A gota de água superou o medo
E intrépida, saltou da folha da árvore.
Logo a gota não era mais uma partícula,
Havia formado, com outras gotas, um regato
 
E esse regato correu mundo afora
Acreditando em sua potência subjetiva
E, encontrando outros regatos, converteu-se
Num curso d’água maior, num riacho.
 
E o riacho avançando sempre em frente
Acreditou no seu destino, na sua sina
E assim, transmutou-se em um rio
E o rio caminhou por planaltos e serras.
 
Abriu vales e fez a sua fama, seu sucesso
Encontrou-se com o mar e cresceu,
Conheceu o mundo, abraçando o globo.
 
Um dia, o calor do sol arrebatou a gota
Suspendendo-a ao céu em forma de vapor.
Mas a gota não perdera a sua fé.
 
Logo se juntou a outras partículas,
Formou extraordinárias nuvens.
Até que decidiu que já estava pronta
 
Para refazer todo o caminho
Escrevendo sua história e acreditando
Na sua capacidade inata de ser mais!
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar