Sábado, 24 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< ESPORTE Aprovado trajeto em evento-teste da Tocha Olímpica

Publicada em 05/07/2016 às 06:45
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Assis Cavalcanti/Secom)
Quando os relógios marcaram 8h01 na manhã deste domingo (3), em Sorocaba uma comitiva iniciou um percurso de 12, 4 quilômetros para o evento-teste do revezamento da tocha olímpica. A saída foi da avenida Izoraida Marques Peres, no bairro Campolim, junto ao Iguatemi-Esplanada Shopping e o ponto de chegada no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Organizado por uma Força Tarefa da Cidade (FTC), o evento contou com a participação de mais de 150 pessoas, entre guardas civis municipais, Polícia Militar, funcionários da Urbes – Trânsito e Transporte e servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. “O evento tem como objetivo principal simular todos os detalhes para que não haja problemas no dia 17 de julho, quando ocorre a passagem oficial da tocha olímpica”, explicou, na ocasião, José Renato Salia, um dos representantes da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura na Força Tarefa. 
 
A Polícia Militar levou 85 homens para a simulação deste domingo e no dia 17 deve escalar efetivo bem maior, segundo declarou o major Fernando de Agrella. A Guarda Civil Municipal (GCM) participou do evento-teste com 60 pessoas. Coube também à GCM representar os 63 condutores oficiais, simulando a corrida no percurso e também o `beijo da tocha´, que é quando a chama passa de um artefato para outro. 
 
Os corredores foram escoltados durante todo o caminho por um comboio composto pelas viaturas da PM, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, carros de apoio e ainda um trio elétrico da Coca-Cola, uma das patrocinadoras do evento. No grupo que fez o percurso correndo, a GCM Raiane Mendes Silva foi a única mulher: “Há 2 anos eu treino cerca de três vezes por semana, por isso estou bem preparada para aguentar todo o trajeto”, contou otimista. 
 
O comboio percorreu as ruas centrais de Sorocaba, chamando a atenção de quem passava. Muita gente parou para fotografar e filmar o evento-teste. A única parada foi em frente à Estação Ferroviária, onde um condutor fará um pequeno trecho carregando a tocha numa bicicleta. O mecânico Adaelton Moreira Rocha não precisou sair de casa para acompanhar a movimentação, o roteiro inclui a rua Joaquim Ferreira Barbosa, onde mora. “Será uma honra ver a tocha passando aqui, meus amigos já avisaram que virão me visitar no dia. Vamos assistir de camarote!”, comentou. 
 
Às 10h39, a comitiva chegou ao Parque das Águas com um pequeno atraso, já que o previsto era 10h31. “O evento-teste serve para isso mesmo, para verificarmos o que pode ser corrigido. Faremos pequenos ajustes para o dia do revezamento oficial", afirmava o GCM Ezequiel de Souza Oliveira, que faz parte da Força Tarefa da Cidade.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar