Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Arcebispo emociona-se nas comemorações de 92 anos da Diocese e 24 da Arquidiocese Celebrações na Catedral Metropolitana marcaram também abertura das festas da Padroeira, com peregrinação da imagem da Virgem da Ponte começando pelas paróquias da região

Publicada em 05/07/2016 às 06:35
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Fernando Rezende)
O arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, emocionou-se bastante ao presidir ao meio-dia desta segunda-feira, 4 de julho, a celebração da missa de ação de graças pela passagem do 92º aniversário de criação canônica da então Diocese, na igreja da Catedral de Nossa Senhora da Ponte. Iniciando a homilia, lembrou que muito provavelmente nesta data no ano que vem, quando a (Arqui)Diocese de Sorocaba fará 93 anos a caminho do centenário em 2024, estará à sua frente o terceiro Arcebispo, que o papa Francisco deverá indicar nos próximos meses, visto que como estabelece o Código de Direito Canônico ao completar 75 anos de idade no dia 25 de junho colocou o cargo à disposição da Santa Sé.
 
A missa de ontem também marcava a passagem do 24º aniversário de instalação da Arquidiocese e investidura do primeiro arcebispo, na pessoa do então bispo diocesano dom José Lambert, em1992, e os 11 anos da investidura de dom Eduardo Benes como segundo arcebispo. Foi o papa Pio XI quem criou pela Bula “Ubi Praesules”, assinada em Roma no histórico 4 de julho de 1924, junto com a de Santos abrangendo todo o litoral paulista, a Diocese de Sorocaba, totalmente desmembrada da então Diocese de Botucatu e cujo território ia até as barrancas do ria Paranapanema, na divisa com o Estado do Paraná, onde estava Itararé, a última cidade da nova circunscrição eclesiástica. O cônego José Carlos de Aguirre, então pároco em Bragança Paulista, também fora designado nesta data por Pio XI como primeiro bispo diocesano de Sorocaba.
 
Também esta celebração festiva das 12 horas de ontem na Catedral Metropolitana, com a participação de expressiva representação do clero arquidiocesano, marcou, por outro lado, a abertura das festas da Padroeira, comemorada a 15 de agosto, na Solenidade da Assunção de Maria Santíssima. Assim, nesta segunda-feira mesmo a imagem fac-simile de Nossa Senhora da Ponte já começou a peregrinar pela Arquidiocese, começando pelas cidades da região, para depois percorrer as paróquias de Sorocaba, como informou o pároco da Sé, padre Tadeu Rocha Moraes. E à noite já foi recepcionada pelos portofelicenses na igreja matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens; hoje, terça-feira (5) estará em Tietê, amanhã em Cerquilho, quinta-feira em Jurumirim e assim sucessivamente. A Sorocaba retorna dia 15, entrando por Piedade.
 
 
Oração pela Sucessão
Episcopal em Sorocaba
 
A passagem ontem do 92º aniversário de criação canônica da Diocese, 24º aniversário da Arquidiocese e do 11º aniversário de chegada e posse de nosso segundo arcebispo metropolitano, na pessoa de dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues marcou também o lançamento de Oração pela Sucessão Episcopal em Sorocaba. Diz:
 
“Senhor Jesus, vós que sois o Divino Esposo da vossa Amada Igreja, socorrei-nos povo fiel de Sorocaba, para que obtenhamos de vossa insondável Misericórdia a graça de um `Pastor segundo o vosso coração´, para suceder dom Eduardo no pastoreio; e para confirmar na fé e no amor àqueles que são vossos.
 
“Retribuí a este zeloso pastor de almas, dom Eduardo, toda sua dedicação em favor do vosso Reino. E cuidai de seu coração para que em tudo esteja unido a vossa Santa Vontade. Não permitais, ó Virgem da Ponte, que tendo recorrido à vós, guardiã desta terra e deste povo, sejamos confundidos em nossa esperança. Quanto antes justificai-nos, para que o rebanho não pereça por falta de Pastor; mas vejamos e creiamos que velais por nós, Santíssima Mãe de Deus, em quem depositamos confiança e fé.
 
“Este povo, reunido na Comunhão da Trindade, suplica, ó Deus, vossa insondável benevolência agora no tempo e na Eternidade a graça da salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém”.
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar