Segunda-Feira, 9 de Dezembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< POLÍCIA DIA DOS BOMBEIROS Acidentes com moto nas noites de fim de semana lideram atendimentos

Publicada em 03/07/2016 às 07:56
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Fernando Rezende)
O Dia dos Bombeiros foi comemorado ontem – a data vem do século passado – e os oficiais de Sorocaba concentram-se mais em atendimentos de resgate de motociclistas envolvidos em acidentes de transito, principalmente à noite, e nos finais de semana. “É o grosso das ocorrências atendidas, não tem o que supere”, diz o major Falco, que, junto de outros oficiais, estiveram durante três dias com uma exposição no Pátio Cianê Shopping, onde levaram diversos equipamentos e aparelhos do uso cotidiano de serviço da corporação.
 
O objetivo da exposição foi trazer conhecimento para a população sobre o trabalho dos bombeiros e, também, mostrar equipamentos e aparelhos usados pelos oficiais nas ações de resgate e combate a incêndio e enchentes. “É uma boa oportunidade de aproximar a sociedade de nosso trabalho. Mostrar o dia a dia da corporação. Muitas pessoas nos param para pedir orientações de ajuda em situações de risco, como engasgamento por exemplo”, afirma o major Falco.
 
Das perguntas mais feitas para os bombeiros, a população que interagiu com os oficiais na exposição queriam saber sobre a ação correta de agir quando uma pessoa sofre desmaio, convulsão, hemorragias, queimaduras, engasgamento ou que necessitem de ressuscitação cardiopulmonar.
 
O major Falco explicou como agir em caso de convulsão, por exemplo. “Nessa situação, o principal é cuidar da proteção da pessoa, afastando objetos e protegendo sua cabeça, deixando ela virada para algum lado para evitar engasgamento com a própria saliva. Também é importante evitar a exposição da vítima à aglomeração de pessoas quando ela se restabelecer, pois estará confusa ou envergonhada.”
 
Diva Machado dos Santos, dona de casa de 35 anos, acompanhou a exposição, inclusive tirando fotos do que achava interessante. “Acho muito válida a iniciativa; eu sempre quis ser dos bombeiros quando era criança, gostava muito quando aparecia uma equipe educativa deles na escola.”
 
A maioria esquece a validade
da mangueira do botijão de gás
 
Um reforço que os bombeiros de Sorocaba faziam para quem visitasse a exposição era sobre o equipamento que acompanha os botijões de gás. “É muito importante verificar o vencimento da mangueira e do registro, isso quase todos se esquecem de fazer. São apenas cinco anos; tem de trocar o kit também, que é composto pela abraçadeira, que fixa a mangueira no registro. No equipamento vem uma etiqueta com a data de validade, é só verificar”, explica o major Falco, que informa que há poucas ocorrências com gás de cozinha na cidade, e que incêndios em geral registraram uma queda também.
 
Equipamentos e prevenção de acidentes
 
Entre os equipamentos expostos, havia um aparelho de poço, com tripé e uma maca de içar (usado para resgates); roupas de mergulho, de combate a incêndio e de enchente; cordas e mosqueteiros; exemplos de nós e amarras para diversos fins nas ações; miniaturas de veículos; exposição de fotos de treinamentos e situações de simulação de trabalho; e toda uma parte educativa e preventiva para crianças e adultos.
 
Na parte educativa, folhetos, banners e fôlderes indicavam aos visitantes a forma correta de proceder em variadas situações por meio de informações e sugestões.
 
O evento integrou a Semana de Prevenção contra Incêndio. De acordo com Rhuann Destro, gerente de Marketing do Pátio Cianê Shopping, a iniciativa visou apresentar ao público peculiaridades da atuação dos bombeiros, e orientar a população sobre as formas de prevenir acidentes domésticos.  
 
Como tudo começou
 
A data de 2 de julho como comemoração ao Dia dos Bombeiros remete a Dom Pedro II, com a formação da primeira equipe de bombeiros em 1850. Eles eram do Rio de Janeiro, a capital do Brasil na época. Apesar de valer nacionalmente, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo comemora a data no dia 10 de março, decretado em 1880, quando ocorreu um incêndio na Faculdade de Direito São Francisco, na Capital paulista. 
 
Em Sorocaba, o 15º Grupamento dos Bombeiros foi fundado em 12 de novembro de 1962, e antes era subordinado como uma seção de Campinas.
 
São mais de 425 oficiais do Corpo de Bombeiros em Sorocaba, que cuidam da cidade e região. São 50 cidades que o 15º GB protege, em uma divisão de municípios que difere da Polícia Militar e da Polícia Civil.
 
Na cidade há três pontos onde os bombeiros ficam: um na Avenida Dom Aguirre, outro no Bairro do Éden e outro no Cerrado, que foi o primeiro da cidade, criado em 1962.
 
Como ingressar na corporação
 
Quem tiver interesse em pertencer ao Corpo de Bombeiros deve ficar atento aos concursos públicos, que são o meio que permitem ingressar na corporação. Editais, links no site do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado de São Paulo são os canais que devem ser consultados a respeito. O mínimo de idade para ser bombeiro é de 18 anos e o máximo, de 30. O curso preparatório é de um ano e dois meses
 
Visitas nos quartéis 
 
A exposição no Pátio Cianê Shopping que homenageou o Corpo de Bombeiros de Sorocaba acabou ontem, mas a Seção de Comunicação Social e Educacional do 15º GB informa que quem quiser pode até ir a um dos quartéis, que os bombeiros mostram o trabalho e o local.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar